Acupuntura Veterinária

acupuntura veterinária

A acupuntura é uma das técnicas mais conhecidas da medicina chinesa. Sua eficácia faz com que ela seja reconhecida como especialidade médica também na área da medicina veterinária – chamada Acupuntura Veterinária.

A terapia é feita a partir de estímulos com agulhas finas em determinados pontos do corpo, a fim de restaurar e restabelecer o equilíbrio do organismo do animal.

Trata-se de uma terapia reflexa, que desencadeia respostas em diversas áreas do organismo para atingir efeitos analgésicos e homeostáticos.

Acupuntura veterinária é indicada como terapia complementar

A acupuntura veterinária é indicada como terapia complementar para tratar diversas doenças, como por exemplo:

• Disfunção renal
  • Processos inflamatórios
  • Processos de cicatrização
  • Lesão medular
  • Doença de disco intervertebral
  • Síndrome de cauda equina,
  • Displasia coxofemoral,
  • Cinomose
  • Paralisias
  • Convulsões
  • AVCs
  • Artroses,
  • Lombalgias
  • Miosites
  • Inflamações musculares
  • Tendinites
  • Gastrites

Além disso, acupuntura em cães e gatos é um excelente recurso para tratar problemas de fertilidade, prenhez psicológica, dermatites, diabetes, hipotireoidismo e reabilitação em animais  submetidos à quimioterapia e pós-operatório.

Doenças que alteram o comportamento, como depressão, ansiedade e hiperatividade também podem ser controladas com a acupuntura veterinária.

Acupuntura Veterinária possui contraindicação?

Esse tipo de tratamento não possui contraindicação e apresenta muitos benefícios. Em poucas sessões, é possível perceber a melhora clínica do animal, como amenização das dores, recuperação motora, relaxamento e normalização das funções orgânicas e fisiológicas.

Há melhora da circulação sanguínea, estimulação do sistema imunológico, aumento da taxa de secreção de neurotransmissores e de neuro-hormônios e redução dos níveis e estresse.

Como é feita a acupuntura veterinária?

O tratamento é feito em sessões semanais de acordo com a necessidade e o quadro clínico do pet. O método é indolor.

Apenas em casos muito específicos em que a região inflamada está localizada no ponto a ser estimulado, o animal poderá sofrer uma leve sensação de pontadas nos primeiros segundos da inserção das agulhas. Passado esse primeiro momento, a acupuntura veterinária leva à sedação do local dolorido e o pet relaxa.

O atendimento para acupuntura em cães e gatos na Vet Quality ocorre no bairro Campo Belo, Zona Sul da cidade de São Paulo. Com equipe especializada em acupuntura veterinária, a clínica é considerada uma referência na área.

Para maiores informações, agende uma consulta para que seja feita uma avaliação pelo médico responsável pelo serviço.

Confira mais informações sobre a localização do Vet Quality Hospital Veterinário e nossos contatos!