Ortopedia Veterinária

O tratamento de fraturas nos animais de companhia teve uma grande mudança em meados dos anos 60 com o surgimento de um grupo de estudos que introduziram na veterinária os preceitos da AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthesefragen). Esta filosofia foi dirigida à prestação de assistência ao paciente para que no pós-operatório houvesse um rápido retorno à função e mobilidade do membro afetado. Os métodos inovadores de tratamento de fraturas permitiram que os pacientes tivessem um período mais curto de recuperação, minimizando assim a necessidade de coaptação externa (bandagens e gessos). Deste modo os princípios da AO tornaram-se o padrão-ouro para gestão de fraturas em animais e permanecem assim até hoje com a utilização, por exemplo, de: placas convencionais e parafusos, placas bloqueadas, pinos intramedulares bloqueados e fixadores externos lineares, circulares e híbridos.

As afecções congênitas ou hereditárias são doenças que não necessitam de um trauma para acarretar sérios problemas ortopédicos como, por exemplo: displasias, luxações, más formações, deformidades ósseas e neoplasias. Estas doenças podem necessitar desde tratamentos conservativos a longo prazo até tratamento cirúrgico de urgência. Entre as afecções mais comuns em cães de grande porte destacam-se as displasias coxofemorais e de cotovelo, ruptura de ligamento cruzado e lesões meniscais, osteocondrite dissecante, osteodistrofia hipertrófica e as doenças articulares degenerativas. Nos cães de pequeno porte podemos destacar as luxações de patela medial, necroses assépticas de cabeça de fêmur, luxações congênitas de cotovelo ou ombro e doenças de disco intervertebral (hérnia de disco).

Nossa equipe de médicos veterinários especializados está apta ao atendimento clínico e cirúrgico de afecções ortopédicas e da coluna vertebral de cães e gatos.

Para maiores esclarecimentos agende um horário com nossa equipe de ortopedia ou em caso de emergência venha o mais breve possível, pois nossa equipe de clínicos está capacitada a fazer o pronto-atendimento a qualquer hora do dia ou da noite.

Atendimento com nosso Ortopedista Veterinário com horário previamente agendado pelo tel. (11) 5097-9642

Denis Rodrigues Prata - Veterinário Ortopedista

Médico Veterinário graduado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Pós graduado latu-senso em Ortopedia Veterinária pela Anclivepa – SP

AOVET Small Animals Principles of Fracture Treatment

Professor coordenador do curso de especialização em Ortopedia Veterinária da Anclivepa – SP

Vice-Presidente da Anclivepa – SP e membro da Diretoria da Anclivepa Brasil

Responsável pelo setor de Ortopedia, Traumatologia, Neurocirurgia e Cirurgia Geral de Cães e Gatos do Vet Quality Hospital Veterinário 24h