(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Acabou de adotar um cachorro? Tudo o que você precisa saber para a boa adaptação do novo amigo

Adotar um cachorro é tudo de bom. Melhor ainda é começar direitinho!

Visita a uma clínica veterinária e um lugar especial para ele são algumas das dicas que você deve seguir logo no início, para que o entrosamento entre vocês seja perfeito.

Quem resiste a essa carinha? Adotar um cachorro é tudo de bom!

Antes de tudo, parabéns! A decisão de adotar um cachorro é uma das mais bonitas e nobres que você pode tomar. Saiba que você está trazendo para o convívio do seu lar um grande amigo. Que está disposto a se divertir para valer com você. Porém, seja ele um filhote ou um cão adulto. Você vai precisar ter um pouco de paciência com ele, até que ele se adapte ao novo ambiente.

Cães, nesse aspecto, são como os humanos. Sabe quando a gente chega em um lugar diferente e não sabe direito como se comportar? Com eles acontece a mesma coisa. É nos primeiros dias que eles vão aprender onde fica cada coisa, quais são os seus horários, sua rotina e seus hábitos, o lugar certo de dormir ou de fazer as necessidades. A boa notícia é que eles aprendem muito rápido e não vai demorar muito até que eles entendam como as coisas funcionam.

O primeiro passo ao adotar um cachorro: leve-o para um check-up numa clínica veterinária

Cães adotados podem ter as mais diversas origens. Seja um presente de um amigo seu, resgatado de um canil ou ainda trazido das ruas para a sua casa. Em um primeiro momento ele vai precisar passar por alguns cuidados especiais – e uma visita a uma clínica veterinária é essencial.

Os primeiros exames vão mostrar se está tudo bem com a saúde dele. Além disso, é o momento de fazer a carteira de vacinação do seu cão, garantindo que ele vai estar protegido contra as principais doenças que podem acometê-lo. Para quem conhece pouco sobra a raça do cachorro adotado. A consulta na clínica veterinária é também uma maneira de tirar as primeiras dúvidas quanto a alimentação do bichinho.

Mantenha-o por perto nas primeiras noites

As primeiras noites são as mais difíceis na adaptação de um cachorro à sua casa. Os filhotes podem sentir falta da mãe e dos irmãozinhos e os cães mais velhos podem ter dificuldades em dormir por receio de que algo aconteça. Por isso, independentemente do local em que eles forem ficar depois – seja dentro ou fora de casa – procure deixar que eles durmam o mais próximo possível de você.

Depois de alguns dias, quando eles já estiverem ambientados. Será mais fácil fazê-los se acostumar com uma caminha ou casinha do lado de fora. Já que eles vão entender que essa decisão não é nenhuma espécie de rejeição. Durante o dia, coloque brinquedos e deixe alguns petiscos próximos ao local onde ele dormirá. De forma que ele passe a se identificar com aquele cantinho da casa.

Não caia em manhas e ensine obediência

Uma das maneiras que os cães encontram para chamar atenção é latindo ou chorando para os seus donos – e é bem comum que isso aconteça nas primeiras noites em que eles se virem longe de você. A dica aqui é resistir e não cair na manha que eles fazem, ou seja, só vá até eles depois que pararem de chorar ou latir. Isso evita que eles associem o gesto ao resultado esperado, fazendo com que eles não fiquem mal-acostumados.

Dá para resistir? Ah… vai ter que dar!

Da mesma forma, não é porque eles são filhotes que podem fazer o que bem entenderem na sua casa, não é mesmo? Portanto, esse é o momento ideal para iniciar os primeiros treinamentos, em que eles ganham recompensas (petiscos) quando fizerem algo do jeito certo. Na clínica veterinária em que você fez a primeira consulta dele, certamente os profissionais poderão orientá-lo com dicas básicas para que eles aprendam os primeiros comandos.

O cantinho dele

Passados alguns dias os cães começam a se sentir donos do território e se sentem verdadeiramente em casa. Mas um lugar no ambiente é especial para eles: a casinha ou a caminha deles. É esse espaço que eles vão considerar como um porto-seguro, o ponto para onde vão quando estão cansados ou para tirar uma soneca.

Cabe a você “decorar” esse ambiente, colocando uma caminha macia e alguns brinquedos que possam atrair a atenção deles. Uma boa dica é pegar uma camisa velha sua, que ainda tenha o seu cheiro, e colocar no mesmo lugar. Os cães logo vão se identificar com um pano que lembra um pouco de você e certamente vão se sentir mais confortáveis e calmos quando você não estiver por perto. Vale também deixar um bichinho de pelúcia com eles.

Reserve um tempo do seu dia para eles

Você está trazendo um amigo para o seu convívio e por mais que você dê para ele a melhor casinha, a melhor caminha e muitos brinquedos, nenhum desses itens vai substituir o que é mais importante para eles: a sua atenção. Portanto, tenha em mente que você terá que dedicar alguns minutos do seu dia apenas para brincar com eles ou mesmo para levá-los para passear na vizinhança.

Os cães se mostram bastante afetivos e se sentem confortáveis quando esse carinho é retribuído. O fato de você se mostrar presente, brincar com eles e permitir que estejam sempre por perto são, sem dúvida, os fatores que mais vão contribuir para que a adaptação deles à sua casa seja a mais rápida possível. Por isso, aproveite e se divirta o máximo que puder com eles.

Quer adotar um cachorro mesmo? Veja esse vídeo, se emocione e saiba que eles serão seus melhores amigos!