(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Cães na Praia: Conheça Os Principais Cuidados Que Você Deve Ter!

A ida à praia com seu animal de estimação pode proporcionar momentos relaxantes e de pura diversão, entenda quais cuidados você deve ter

Relaxar na areia, se refrescar no mar e esquecer os problemas do cotidiano é o programa favorito da maioria dos brasileiros nessa época do ano e, de fato, as altas temperaturas e o sol ardente são um convite para ir ao litoral. Curtir tudo isso com o seu cão é ainda melhor, não é mesmo? Mas atenção: levar cães na praia requer alguns cuidados.

Todas as pessoas que têm cães em casa sabem o quão importante são os passeios diários e os exercícios frequentes para manter a saúde do peludo. Além de evitar problemas de obesidade, as corridas e caminhadas extravasam sua energia e espantam o tédio — do cão e também do seu tutor!

Confira as dicas que preparamos para você aproveitar com tranquilidade o litoral com seu amigo!

Visite o veterinário

Antes de qualquer coisa, é importante que você leve seu cão para fazer um check-up no veterinário. Na praia seu amigo terá contato com outros cães e com diversos possíveis agentes infecciosos, como fungos e protozoários. Manter a vacinação em dia, assim como vermífugos, é a melhor maneira de prevenir que ele se contamine.

Além disso, essa é uma questão de saúde pública e responsabilidade social, já que os cães podem transmitir uma série de enfermidades para os humanos. Jamais leve seu cachorro em locais públicos se ele não estiver com as vacinas em dia.

Escolha uma praia pet friendly

Nem todos os municípios permitem a permanência de cães na areia e no mar, portanto, pesquise bem sobre o local que você deseja visitar. Normalmente são praias mais desertas e você poderá brincar com seu amigo sem eventualmente importunar alguém.

Os cães são curiosos (ainda mais quando filhotes), então previna acidentes e se certifique de que não tenha nenhum objeto potencialmente perigoso por perto ou restos de alimentos e plantas tóxicas que seu amigo possa ingerir.

Preocupe-se com hidratação e proteção

Com muito espaço à disposição para correr e brincar, seu amigo ficará cansado e sedento! Portanto, tenha sempre água fresca por perto. Além de mantê-lo hidratado, é importante que você passe protetor solar nas partes mais sensíveis e expostas ao sol, como focinho e orelhas. Alguns produtos são especialmente desenvolvidos para que os animais evitem a sua remoção com lambidas.

Evite levar cachorro na praia nos horários mais quentes do dia — lembre-se de que o asfalto e a areia podem esquentar muito e acabar queimando as patinhas do seu amigo. Existem alguns sapatinhos para cães e eles podem ser uma boa opção!

Tenha cautela durante o banho de mar

O mar, por mais calmo que seja, tem correntes que podem levar seu cão para longe. Mesmo que ele seja um exímio nadador, depois de algum tempo ele pode ficar muito cansado, portanto nunca deixe seu cachorro sozinho no mar.

Não deixe que ele beba água do mar, pois a ingestão pode provocar vômitos e intoxicação. Vai ser praticamente impossível evitar que entre água nos ouvidos do seu cachorro enquanto ele se diverte, então o conselho é secá-lo bem após o banho e, ao chegar em casa, ter uma boa sessão de higiene para retirar a areia das orelhas.

Coloque coleira de identificação

É muito importante que os cães tenham uma coleira com uma plaquinha de identificação com o seu número de telefone. Você vai querer que entrem em contato caso ele se perca no meio das pessoas ou esteja fazendo algo indevido longe dos seus olhos. Quando estiver na rua ou calçada, o mantenha com a guia.

Nunca é demais lembrar que a praia deve ser mantida limpa! Logo, junte as fezes e eventuais sujeiras que seu amigo pode ter deixado para trás. Depois de um dia na praia, dê um banho no seu cãozinho para remover todo o sal e a areia!

Nossas dicas foram esclarecedoras para você? Deixe nos comentários a sua experiência e aproveite para conhecer os diversos serviços que a Vet Quality oferece!