(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Artigos inusitados: sorvete, chocolate e vinho para cachorro são alguns itens para os pets se deliciarem

Petiscos diferentes podem até incluir vinho para cachorro para que os animais de estimação não sofram com intoxicações

Atire a primeira pedra quem nunca ficou com vontade de dividir uma guloseima deliciosa com o seu animal de estimação!

Se isso acontece com frequência com você, é preciso saber de duas coisas: muitos dos alimentos humanos são prejudiciais aos cães, mas existem algumas delícias adaptadas só para eles.

Como os pets já são considerados membros da família, é comum que os donos queiram compartilhar de tudo e mimar os cachorros.

É por isso que a indústria de alimentos caninos começou a desenvolver receitas adaptadas para os cães, fazendo com que o lucro com petiscos para animais tenha alcançado 67% do total do mercado de bichos de estimação em 2015.

Oferecer para o seu cachorro alguns dos alimentos que você está acostumado a comer é muito perigoso. Até mesmo os ossos, principal “desejo” canino, são arriscados, pois eles podem causar obstrução intestinal.

O chocolate, por exemplo, não é totalmente metabolizado pelos cães, enquanto que alguns tipos de castanhas podem causar lesões nos rins e paralisia muscular. Já os alimentos gordurosos e com temperos levam a vômitos e diarreias.

É muito importante que você seja capaz de reconhecer uma intoxicação no seu animal de estimação. A maioria dos casos começa logo após o cão ter contato com o alimento “proibido”: ele apresentará vômito, apatia, diarreia e desconforto abdominal.

Dependendo do tipo e da quantidade de comida ingerida, os sintomas podem se acentuar com convulsões, depressão e perda de apetite.

Se você notar algum desses sinais, leve o seu cão imediatamente até uma clínica veterinária de confiança o mais rápido possível.

A intoxicação pode causar a morte, mas, se for tratada devidamente com o alívio dos sintomas, soro e internação, seu pet com certeza ficará bem.

Alguns casos podem ser ainda mais complicados e exigir lavagem gástrica e indução ao vômito, mas a tendência é que o tratamento seja finalizado em casa em poucos dias.

Por outro lado, petiscos caninos como biscoitos, bifinhos e “ossos” são totalmente seguros e apropriados para seu amigo de quatro patas, desde que eles não sejam oferecidos o tempo todo nem substituam uma refeição.

Assim como esses, outros produtos totalmente feitos para os animais e que estão liberados ocasionalmente são:

Sorvete para os dias de verão

Em dias muito quentes, você pode aproveitar para oferecer aos peludos um pouco de sorvetes desenvolvidos especialmente para eles.

O petisco terá duas funções importantes: ajudar na hidratação canina e auxiliar a manter a temperatura corporal estável, principalmente os cães que possuem o focinho achatado.

Dos sabores mais inusitados, como bacon e frango, aos queridinhos dos humanos como morango, manga e coco, os sorvetes para os cachorros devem ter 0% açúcar, gordura e lactose, por isso geralmente são fabricados a partir da soja, seja em formado de picolé (e nesse caso fique de olho no palito) ou de massa.

Chocolate pode cair bem

Aquele delicioso chocolate que você adora jamais deve ser oferecido aos cães. O cacau tem uma substância chamada teobromina que pode afetar o sistema nervoso do seu amigo, provocando alergias, aumento da pressão, arritmia, tremores e outras consequências que podem ser fatais, principalmente aos bichos de pequeno porte.

Mesmo se o consumo de chocolate não ocasionar nos sintomas, ele pode causar diabetes nos pets. Com tantos perigos, os produtos caninos até podem possuir sabor, cheiro e aspecto de chocolate, mas definitivamente não são produzidos a partir do cacau e sim a partir da soja.

Panetones, colombas e bolo de aniversário para as datas especiais

Os períodos comemorativos são especialmente tentadores para os cães, pois a reunião de familiares e amigos geralmente conta com pratos deliciosos que o seu animal de estimação não pode experimentar.

Com essas opções festivas, os olhares pidões embaixo da mesa vão chegar ao fim, já que o seu pet poderá ter a própria guloseima, muito semelhante à que você está comendo.

Esse tipo de petisco pode ser feito de carne, frutas, legumes e farinhas que não são tóxicos aos animais, mas que podem ficar com uma aparência de dar água na boca até nos humanos.

Saúde! Vinho para cachorro já existe

Você já pode compartilhar com o seu pet o prazer que é chegar em casa e curtir um bom vinho. O vinho para cachorro não tem álcool nem é feito de uvas (cuidado, pois elas são extremamente tóxicas para os cães), mas reproduzem efeito semelhante a uma leve embriaguez.

A bebida canina usa suco de beterraba e de carne para imitar a cor característica do vinho e ervas como hortelã e camomila para proporcionar a sensação de relaxamento.

Até mesmo o odor é artificialmente reproduzido! O vinho para cachorro tem versões nacionais e estrangeiras e os fabricantes garantem que a bebida não vai sujar o pelo dos seus pets.

Faça em casa

Essas e muitas outras receitas animais podem ser preparadas por você mesmo! Os petiscos caninos que se assemelham a algumas gostosuras dos humanos podem ser totalmente naturais e nutritivos, basta um pouco de criatividade para misturar sabores que você nunca pensou em juntar antes.

Você pode fazer um sorvete próprio para cachorro congelando a água do cozimento de um pedaço de peito de frango. Outra opção são os cookies. Neles você pode incluir batata doce, banana, grão de bico e cereais como a aveia e o trigo.