Banco de Sangue Veterinário

Sabia que é possível salvar a vida de outros animais através da doação de sangue para o Banco de Sangue Veterinário?

Por isso, nós queremos te convidar para ajudar a salvar várias vidas de pets, bem como a trazer muito mais felicidade a cada um deles e seus companheiros.

Salvar vidas é muito mais fácil do que muitos pensam, e é possível através de gestos e ações. Neste caso, saiba como você pode ajudar.

A importância da doação de sangue de cachorros e gatos

A doação de sangue de cães e gatos é menos conhecida do que deveria.

Temos o dever de ajudar ao próximo, animais e seres humanos, dentro do que está ao nosso alcance.

Graças a esse gesto, realizado por muitos tutores, apenas o Banco de Sangue Veterinário da Hemovet já salvou a vida de mais de 15 mil pets.

Pois o sangue não é uma necessidade exclusiva da vida humana, gatos e cachorros, todos os dias e em todos os cantos do mundo, também precisam em casos de:

• Transfusões de sangue em tratamentos que levam à anemia;
  • Transfusões durante procedimentos cirúrgicos em que há perda de sangue;
  • Em atendimentos de vítimas de acidentes de qualquer natureza;
  • e outras várias situações.

Em todos esses casos, não há substituto, nem há como garantir a continuidade da vida dos animais sem as transfusões. Por isso, a doação de sangue é literalmente vital.

Requisitos para doar ao Banco de Sangue Veterinário

As regras são diferentes para cada tipo de animal, mas em relação aos gatos e aos cachorros, deve-se ater a esses principais requisitos antes de ir a um Banco De Sangue Veterinário:

Requisitos para cachorro doar sangue:

• Idade entre 1 e 8 anos;
  • Peso mínimo de 27 kg;
  • Temperamento dócil;
  • Vacinação e vermifugação em dia;
  • Controle de pulgas e carrapatos;
  • Não apresentar doença ou já ter realizado uma transfusão.

Requisitos para gato doar sangue:

• Idade entre 1 e 7 anos;
  • Peso mínimo de 4 kg;
  • Temperamento dócil;
  • Vacinação e Vermifugação atualizadas;
  • Controle de pulgas e carrapatos;
  • Não apresentar doença ou já ter realizado uma transfusão.

Benefícios ao doar para o Banco de Sangue para Animais

Além da boa ação por si só no ato de ajudar a salvar uma vida, o Banco de Sangue Veterinário oferece incentivos, especificamente, aos pets doadores.

Antes da doação é feito um check-up completo e esses exames podem antecipar um tratamento, caso o pet esteja com alguma enfermidade não diagnosticada.

Exames feitos em cães que vão doar sangue

• Hemograma completo: detecta anemia e infecções sem sintomas até o momento;
  • Função renal: para verificar o funcionamento dos rins;
  • Leishmaniose (IFI): doença infecciosa e transmissível a outros animais e pode ser assintomática;
  • Dirofilariose: verme responsável pela doença do coração, uma das mais graves em cães;
  • Ehrlichia canis: doença transmitida pelo carrapato e também pode ser assintomática por até 5 anos;
  • Lyme:  outra doença transmitida por carrapatos, e as principais queixas são inflamações das articulações e febre;
  • Brucelose: transmitida pelo acasalamento, na qual o cão pode não apresentar sintomas ou sofrer abortos, febre, inflamações dos testículos e discos da coluna vertebral.

Exames feitos em gatos que vão doar sangue

• Hemograma completo: detecção de anemias e infecções sem sintomas aparentes;
  • Função renal: verifica o funcionamento dos rins;
  • Sorologia para FIV (imunodeficiência viral felina): uma das doenças mais temidas por tutores de gatos, por ser contagiosa e resultar principalmente em tumores e baixa imunidade, conhecida como a “AIDS” dos gatos;
  • Sorologia para FELV (Leucemia viral felina): por sua vez, a felv é a leucemia dos gatos e compromete fortemente o sistema imunológico deles;
  • PCR Micoplasmose: doença que pode levar a anemia intensa.
  • Tipagem sanguínea: avalia o tipo sanguíneo.

Assim, ao doar sangue para cães e gatos você também assegura saúde, bem-estar e qualidade de vida do seu próprio pet.

Como funciona a doação de sangue ao Hemocentro Veterinário?

É comum que tutores questionem se o animal sentirá alguma dor ou ficará fraco após doar sangue, mas não há qualquer risco no procedimento de doação de sangue e o processo é mais simples do que se imagina:

• Primeiro, vá até ao Banco De Sangue Veterinário e se certifique de que o seu pet preenche todos os requisitos.
  • Ao preencher os requisitos, no dia da coleta ele precisa estar em jejum de 4 a 5 horas;
  • Como a coleta é realizada com o cachorro ou gato acordado e consciente através de um acesso no pescoço ou nas patinhas, é preciso que ele esteja calmo;
  • As primeiras gotinhas de sangue servirão para verificar se ele está saudável;
  • Durante o processo, o tutor fica com o animal, que estará deitado, descansando, enquanto a bolsa de sangue é preenchida sem que isso cause dor ou desconforto;
  • Ao término, são dados alguns mimos, como petiscos e ração para que entendam como agradecimento/recompensa.

E pronto, o pet estará apto a voltar para casa normalmente.

Além disso, o Banco De Sangue Veterinário libera coletas no mesmo pet de três em três meses para que assim possa salvar muitas vidas da mesma forma.