
Bolas de pelo em gato podem ser perigosas. Saiba como identificar o perigo e prevenir problemas de saúde no felino.
Com certeza você já viu seu gatinho se lamber, certo? Isso porque a lambedura é um ato natural dos felinos, e não há problema nenhum nela. Porém, fique atento às bolas de pelo, pois em alguns casos, elas são prejudiciais à saúde do pet.
Neste artigo, apresentaremos dicas e medidas preventivas para evitar problemas decorrentes do acúmulo de pelos no trato digestivo do seu gato.
Sintomas de que o gato não consegue expelir a bola de pelo
A bola de pelo em gatos é algo muito comum e faz parte da natureza dos nossos felinos que, por se lamberem a cada instante para se limpar, acabam ingerindo os porções de seu próprio pelo. O real problema, no entanto, é quando eles não conseguem expelir naturalmente.
Nesses casos, ela resulta em dor, desconforto, e o pet pode até precisar de cirurgia veterinária de urgência. Portanto, corra até uma clínica veterinária, se ele apresentar:
Além destes sintomas, se perceber que o gato não consegue expulsar bolas de pelo, procure um médico veterinário imediatamente para que possa ser examinada a melhor forma de remoção, mesmo porque os sintomas podem ser semelhantes a outras enfermidades, como um distúrbio gastrointestinal.
- apatia;
- cansaço, falta de energia;
- sonolência;
- diarreia;
- falta de apetite;
- ânsia de vômito e/ou regurgitação;
- dificuldade para evacuar, ou quando evacua de pouco em pouco, eventualmente com tufos de pelos, ou então, fezes com aspecto fora do comum, muito espessa e dura;
- fraqueza, dificuldade de mobilidade e movimentação lenta;
Como tirar bola de pelo em gatos?
Normalmente, a bola de pelo sai sozinha, ou seja, o organismo dos gatinhos já está preparado para essas situações. Porém, não é sempre que isso acontece, e nesses casos, os tutores precisam intervir.
E é muito importante que o auxilie nesses momentos, ok? Isso porque as bolas que insistem em não sair são, em sua maior parte, as responsáveis pelos sintomas acima.
Sendo assim, no primeiro sinal de desconforto, você pode auxiliá-lo de algumas formas:
Malte para gatos
O malte para gatos é uma pasta com componentes laxantes feita especialmente para os bichanos e ajuda na não formação da bola de pelo.
O malt past, como também é chamado, tem um sabor agradável, e por isso não é difícil fazer com que o bichinho aceite. Além disso, tem vitaminas, o que também o faz um suplemento alimentar. Porém, a pasta não desmancha a bola de pelo, e se precisar expelir uma bola que já está formada, a remoção deverá ter que ser por vômito ou até por procedimento cirúrgico.
Grama ou erva de gato
Gramas, assim como as outras duas opções, também ajuda a eliminar bolas de pelo em gatos. Elas são fontes de fibra, auxiliando a expulsão, e os gatinhos adoram! Algumas destas gramas são as de alpiste ou milho de pipoca, que podem inclusive serem plantadas em casa.
Como prevenir bola de pelo em gatos?

Escove-o frequentemente
Quanto mais pelo acumulado, mais bolas de pelo. Nesse sentido, a escovação ajuda a eliminar o excesso sem que o gato precise lamber para engoli-los.
Separe uma vez na semana (no mínimo) para escovar o pelo do seu pet. Aproveite esse momento para fazer carinho, conversar e fortalecer a ligação entre você e ele.
Quem disse que gatos não são amorosos e não gostam de afeto, não poderia estar mais errado!
Ofereça uma alimentação equilibrada
Rações de qualidade garantem os principais quesitos relacionados a uma boa alimentação, que evitam bolas de pelo em gato. São ricas em fibras, de fácil digestão e contém nutrientes para o bom funcionamento do intestino, além de fortalecer a pelagem e evitar com que ela caia.
Então, conheça os tipos de ração para gatos e opte sempre pela de melhor qualidade, de preferência indicada por um médico veterinário.
Não esqueça da água
Sabemos como é difícil manter a hidratação, e às vezes ela fica em segundo plano. Afinal, um docinho pós-almoço é mais atrativo do que a garrafa d’água, não é mesmo?
Porém, não podemos negligenciar a hidratação dos gatos dessa mesma maneira. Pelo contrário, devemos torná-la um hábito, e para isso, você pode:
- colocar potes de água nos ambientes nos quais o pet mais fica;
- investir em fontes de água. Elas são uma ótima opção, pois são atrativas e chamam atenção dos felinos. Com elas, eles se divertem e se hidratam ao mesmo tempo. Vale muito a pena!
Cuide da pele do gato
Problemas de pele causam coceira, que causam lambedura em excesso, que causam acúmulo de pelos, os quais vão parar diretamente no estômago do bichinho.
Por isso, tome os seguintes cuidados para evitá-los:
- evite proliferação de parasitas;
- mantenha a vacinação em dia;
- leve-o regularmente ao veterinário;
- faça a limpeza da pelagem nos locais onde o pet frequenta;
- realize a higienização apenas com produtos específicos para animais.
Quando procurar o veterinário?
Percebeu qualquer sintoma relacionado à pele? Consulte um veterinário especializado em gastroenterologia veterinária para evitar com que o possível problema com ela e com as bolas de pelo piorem!
Além disso, se algum dos sintomas citados neste artigo persistirem, é sinal de que precisa levar o pet ao veterinário. Bolas de pelo em gato são comuns, mas deixam de ser algo natural se associada às enfermidades.
Importante: Nunca medique seu felino por conta própria, sem nenhuma orientação ou indicação médica. Isso pode não apenas não solucionar o problema, como agravá-lo. Ok?
Em casos de emergência, traga até o Hospital Veterinário 24h Vet Quality.
Deixe um comentário