Cachorro engasgado: o que fazer?

Quem curte um cão, quer que ele esteja sempre alegre, feliz e brincalhão. Brinquedos, um graveto jogado para ele pegar, um osso, um pedaço de pano fazem parte da série de itens que animam o relacionamento com o seu melhor amigo. Até que, de súbito, ele leva a pata à boca, baba e age de forma desorientada como um cachorro engasgado. O que fazer para resolver a situação?

Para ajudar você a enfrentar o problema, preparamos este post sobre o que você precisa fazer se o seu cãozinho estiver engasgando. Boa leitura.

Preste atenção aos sinais de um cachorro engasgado

Cachorro engasgar é uma situação mais comum do que você imagina, com a possibilidade de causar problemas graves ao bicho. Portanto, é preciso atenção e prevenção para evitar que isso aconteça. É fundamental saber perceber os sinais que ele dá.

Nessa situação, mantenha a tranquilidade e tome as providências necessárias. Conheça os principais sintomas de que seu bichinho está engasgado:

• baba;
  • tosse constante;
  • leva a pata à boca;
  • chora como se sentisse alguma dor;
  • dificuldades para respirar;
  • vômitos;
  • boca ou gengiva de cor azulada ou esbranquiçada.

Saiba o que fazer para ajudar o seu cão engasgado

Antes de tudo, não se desespere. Mantenha a calma. Perder o controle contribui para aumentar a ansiedade e o temor do animal diante da situação. Confira o que fazer nesse instante.

Busque ajuda imediata

Ligue para o veterinário e peça orientações para os primeiros socorros. Lembre-se de se informar, previamente, da existência de algum atendimento de emergência próximo à sua residência. O médico veterinário pode sugerir esse recurso como providência imediata; ou você pode recorrer a ele, caso não consiga se comunicar com o profissional.

Verifique se o animal consegue tossir

Observe se o animal consegue respirar bem. Nesse caso, aguarde um pouco para que ele possa tossir e expelir o que está fechando a sua garganta. Todavia, se houver esforço para respirar, ou desespero, tente ajudá-lo de imediato e busque socorro.

Descubra e remova, com segurança, a causa da obstrução

Procure ver o que está engasgando o peludo. Abra a boca do bicho e ao localizar o objeto, retire-o calmamente com a mão. Você pode usar, se necessário, uma pinça. Odeiam é que o veterinário faça esse procedimento, por conta do conhecimento de anatomia e do risco de ser mordido.

Coloque o cachorro em posição que ajude-o a expelir o objeto

Um procedimento que pode resolver o problema é posicionar o seu bichinho de modo a facilitar a saída do que está causando o transtorno. Para um animal de pequeno ou médio porte, a orientação é pegá-lo pelas pernas traseiras, segurar de cabeça para baixo e sacudi-lo para que o objeto saia.

Para um cão maior, o processo consiste em manter suas patas dianteiras no chão, levantar as pernas traseiras (como se o pet fosse um carrinho de mão), incliná-lo e mantê-lo de cabeça para baixo, até que a obstrução saia.

Previna para que o seu cão não engasgue

A melhor prática para evitar que o seu cãozinho fique engasgado é a prevenção. Cuidado com os brinquedos e outros objetos que estejam ao alcance dele: bolas de gude, tampa de caneta, gravetos, tampas de refrigerante, borracha de balão estourado, bolas de plástico pequenas e elásticos, por exemplo.

Além disso, não dê ossos ou espinhas de peixe. O seu pet tem de quebrá-los para engolir e fica exposto ao risco de ingerir lascas afiadas.

Entretanto, ainda que o seu cachorro engasgado tenha saído ileso, leve-o ao veterinário para um exame verifique a existência de algum machucado ou lesão interna. Como diz o ditado, “quem ama, cuida”.

Gostou do assunto deste post? Quer que seus amigos também saibam sobre este tema? Que tal compartilhar nas suas redes sociais?