Meu cachorro não come direito, o que pode ser?

Normalmente os cachorros gostam bastante de comer, muitos só de ver que sua comida está chegando já se animam. Mas às vezes de um dia para o outro esse apetite todo desaparece e o peludo simples não quer comer mais nada ou passa a rejeitar algumas refeições. As causas são as mais diversas, desde algum tipo de doença até questões emocionais. Se o seu cachorro não come direito, confira a seguir algumas informações sobre o que pode estar acontecendo.

Motivos por que o cachorro não come

Os cachorros são animais sensíveis e com diversas particularidades, e uma das formas que ele tem para demonstrar que algo não está tão legal é parando de comer. Cabe aos donos observar bem o pet para tentar soluções desde os primeiros indícios. Confira a seguir algumas razões pelas quais o seu cachorro talvez não queira comer.

1 – A ração mudou

Você mudou a ração que oferecia ao seu cachorro? Pode ser que ele simplesmente não esteja gostando do novo alimento. Faça um teste, ofereça novamente a ração anterior e veja se ele come normalmente, se aceitar, está tudo bem.

2 – O cachorro pode estar doente

Se nós, humanos, quando estamos doentes não temos vontade comer nada, muitas vezes nem conseguimos sentir o cheiro, com os cachorros não é diferente. A resistência a comer pode ser sintoma de alguma doença ou mal-estar e com isso sua fome desaparece ou reduz muito.

3 – Questões emocionais

Houve algum tipo de mudança na sua rotina com o cachorro? Às vezes ele está se sentindo sozinho, com falta de atenção, carinho, afeto, alguém que brinque e que esteja com ele por mais tempo e por isso não quer comer.

O que fazer quando o cachorro não come?

1 – Troque a ração

A troca de ração deve ser sempre orientada pelo médico veterinário, visto que os cães não podem ingerir alguns alimentos e as mudanças abruptas de alimentação podem causar diarreia. Pode ser que você troque a ração e o cachorro não a aceite. Por isso, prefira aquelas de melhor qualidade, que também são mais gostosas ao paladar do bichinho, há bem mais possibilidades de ele gostar.

2 – Tenha atenção aos primeiros sintomas de doenças

Se não houve nenhum tipo de mudança de ração e você não vê possibilidades de algum tipo de problema emocional, há grandes chances de o animal estar doente. Observe se há outros sintomas, além da falta de apetite como desânimo, diarreia, vômito, tosse e qualquer outro indício de que algo não está bem.

Nesse caso não há dúvidas, procure ajuda de um Veterinário o quanto antes, informe sua rotina com animal, os sintomas que observou e faça os exames necessários. Quando uma doença é descoberta logo no início, o tratamento se mostra mais eficaz.

3- Seja mais afetivo com seu cachorro

Se o cachorro não come por motivos emocionais, a solução é oferecer mais carinho, presença e afeto. Leve-o para passear em algo que gosta, como um parque. Se o seu amigão curte uma piscina, tente levá-lo para curtir umas brincadeiras aquáticas. Mas ofereça presença e amizade, demonstre que gosta muito dele. Na hora das refeições esteja junto dele, e também deixe-o acompanhar durante o horário da refeição da família.

É válido lembrar que, se o cachorro não quiser comer, o recomendado é sempre buscar ajuda médica para esclarecer todas as dúvidas, afinal é melhor prevenir do que remediar.

E você, o que achou das dicas para ajudar seu cachorro voltar a comer normalmente? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, pois esse também pode ser um problema deles.