(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Cachorro sem beber água

Se o seu cachorro está evitando a tigela de água, não entre em pânico ainda. Vários fatores podem estar contribuindo para esse comportamento, e vamos explorar algumas possíveis razões.

Mudança de estação

A alteração nas condições climáticas é uma razão comum para os cachorros reduzirem o consumo de água, deixando seus pais humanos um tanto estressados. Mas calma! Temperaturas mais baixas podem simplesmente significar que eles estão menos sedentos, especialmente se forem menos ativos. Isso é completamente normal, desde que permaneçam hidratados e não parem de beber completamente.

Locais desconhecidos

Às vezes, basta um novo lugar para seu cachorro, normalmente previsível, torcer o nariz para uma tigela de água. Culpe os instintos de sobrevivência ancestrais deles. Quando seus focinhos sensíveis detectam uma fonte de água que não é familiar, eles podem interpretar como algo inseguro. Para despertar o interesse do seu cão, leve uma tigela familiar de casa.

Mudar para um novo lar também pode representar um desafio para seu cachorro. Assim como alguns humanos, ambientes desconhecidos, cheiros e visões podem ser avassaladores e podem levar tempo para se adaptar.

Desafios de saúde

Infecções urinárias e problemas no trato urinário são duas causas principais de redução da sede, junto com diabetes ou doença renal. Se você perceber outros sintomas, como letargia ou perda de apetite, e suspeitar de algo errado, não hesite em ligar para o veterinário ou procurar um veterinário de emergência. Continue monitorando a ingestão de água do seu cão – será uma informação útil para o veterinário.

Envelhecimento

À medida que seus amigos peludos envelhecem, pode ser que eles não bebam água como antes. Pode acontecer porque agora é um esforço chegar até a tigela de água na próxima sala. Ou simplesmente porque seus receptores de sede e fome começam a perder importância. Como cães mais velhos não são tão ativos, também é esperado que não bebam tanta água.

No entanto, é importante garantir que seu cão mais velho beba água. Dica profissional: mude para alimentos úmidos para que seu cão se hidrate sem depender apenas da ingestão de água.

Associação negativa

Alguns cães podem associar a água a uma experiência negativa. Por exemplo, se você adotou um cão de abrigo, eles podem ter tido um encontro desagradável com outro cão sobre uma tigela de água compartilhada.

Cão exigente

O mistério por trás da pausa hídrica do seu amigo peludo pode ser simplesmente que ele é um amigo exigente que não gosta da tigela ou de onde ela está localizada. Se isso parecer provável, pense em obter uma tigela novinha em folha e coloque-a em um local diferente. Pode ser a solução rápida e fácil para esse enigma canino peculiar!

Problemas bucais

Uma lesão na boca pode ser outra razão pela qual seu cachorro não está bebendo água. Verifique se há lascas, plástico ou até mesmo pequenas pedras alojadas em qualquer parte da boca: gengivas, interior das bochechas, língua e entre os dentes. Se encontrar algo que não possa ser removido facilmente, entre em contato com seu veterinário primário ou com a VEG para obter ajuda.

Problemas dentários

Problemas dentários podem estar impedindo seu cão de beber água. A sensação de água fria pode ser desconfortável para seus dentes sensíveis, fazendo com que evitem. Consulte o veterinário primário para problemas dentários.

Cão em pânico

A ansiedade também pode ser a razão pela qual seu cachorro parou de beber recentemente. Mudanças na vida podem causar ansiedade de separação, como um filho indo para a faculdade, uma morte na família ou um divórcio. Isso pode afetar o apetite e a sede do seu companheiro canino.

Como oferecer suporte ao seu cachorro para beber água?

Experimente estas dicas para incentivar seu cão a começar a beber água:

  • Adicione um pouco de água para umedecer a ração seca.
  • Ofereça gelo para petiscar, um petisco crocante e sem calorias.
  • Experimente uma tigela nova ou mude sua localização para despertar o interesse.

Se mesmo após 24 horas não houver progresso, venha até o Vet Quality para que possamos avaliar o caso e fornecer o diagnóstico correto.