(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Cachorro urinando sangue: causas, tratamentos e prevenção

Dentre os principais problemas que um animal pode ter, um deles é aquele que envolve sangue sendo expelido pela urina. Embora algumas vezes essa situação possa ser facilmente identificada de maneira macroscópica, devido à sua coloração, um cachorro urinando sangue está ligado a diferentes problemas patológicos.

Ao cuidarmos de um cão, devemos saber que, por se tratar de uma pequena vida, ele está disposto a contrair diversas doenças e complicações para sua saúde. Dessa forma, devemos estar sempre preparados para possíveis problemas e saber como lidar com eles.

Por isso, a seguir, você verá tudo o que precisa saber sobre sangue na urina do seu pet, buscando entender as causas disso, as doenças envolvidas e como tratar corretamente essa situação. Confira!

O que pode causar a presença de sangue na urina dos cães?

Conhecida como hematúria, a presença de sangue na urina de um cachorro é sempre um sinal de algum problema com a saúde do pet. Esses problemas abrangem uma área muito grande e podem variar entre pequenas complicações até doenças fatais.

A identificação do sangue expelido pode não ser fácil, mas é um cuidado que deve ser constantemente observado por não se tratar de uma situação comum. Esse sangue pode ser resultado de desde uma simples infecção até tumores e parasitas.

Quais são os outros sintomas que podem acompanhar essa situação?

O quando o cachorro está urinando sangue, esse sintoma quase nunca vem desacompanhado. Com ele, geralmente o seu cachorro pode apresentar uma série de outras ocorrências.

Esses sintomas podem ser vitais para a identificação da doença em questão. Por isso, o dono deve observar o seu animal cuidadosamente e notar sinais como:

  • cansaço extremo;
  • alta sensibilidade para dores;
  • frequência com que ele está se alimentando e urinando;
  • presença de febre, e até mesmo prostração.

Como proceder no caso do cachorro urinando sangue?

Assim que o diagnóstico visual for feito pelo dono e a presença de sangue for identificada, o animal deve ser levado ao veterinário imediatamente.

Devido à grande quantidade de problemas que podem estar envolvidos, o profissional precisa identificar a origem do sangue o quanto antes, através de exames.

Esse procedimento não deve ser ignorado, pois, além de agravar o problema, a falta de cuidado gerará ainda mais complicações, podendo levar à um quadro mais grave.

Quais são as principais doenças que apresentam esses sintomas?

A presença de sangue na urina é um sinal de alerta que pode haver diversas causas, tornando uma doença de menor ou maior gravidade.

Nesse caso, uma avaliação mais rigorosa do médico veterinário pode identificar algumas doenças que também podem levar o animal a urinar sangue.

Veja, a seguir, os principais casos que têm como origem o mesmo tipo de sintoma.

Cistite

Essa condição é caracterizada pela inflamação da bexiga canina, que pode ser originada por uma bactéria das vias urinárias.

O diagnóstico pode ser feito por meio da ultrassonografia, urinálise e exame de sangue e requer cuidados e atenção, pois, quando não é tratada, a cistite pode evoluir para algum tipo de infecção relacionadas aos rins.

Tumores

Sangramentos também podem indicar a presença de algum tumor interno no animal. Independentemente se for benigno ou maligno, ele pode gerar o sangramento quando o cão urina.

Por isso, deve ser avaliado por um especialista para que, além de tratar o sangramento, ele possa identificar a procedência do tumor.

Infecções no trato urinário

As infecções na região do trato urinário são causadas por bactérias que degeneram e danificam órgãos como rim, uretra e bexiga. Além das dores intensas e da febre, um dos sintomas mais comum é a presença de sangue na urina.

Quando não tratado rapidamente, esse tipo de infecção pode se espalhar para os rins, deixando seus efeitos extremamente piores e levando a um quadro mais grave da doença.

Cálculo renal

Para quem acha que cálculo renal é um problema exclusivo de humanos, está enganado. Essa condição, igualmente conhecida como pedras nos rins, também afeta os nossos pets.

Pelo fato das vias urinárias terem paredes estreitas, as pedras acabam ferindo a região, o que leva ao surgimento de sangramento na urina do cão.

Envenenamento

Cachorros têm a tendência de comerem tudo o que veem pela frente — e, em alguns casos como o envenenamento, isso pode ser fatal.

Ao ingerir substâncias com veneno, o animal deve ser tratado o mais rápido possível, pois além de se intoxicar, o cachorro urinando sangue é um dos sinais mais comuns de que há uma hemorragia interna. São problemas que, se não forem tratados rapidamente, apresentam efeitos irreversíveis.

Parasitas

Exposição a ambientes sujos podem fazer com que os cachorros sofram com infestação de parasitas, sendo o carrapato o mais comum deles. A doença do carrapato, pode ter como uma de suas consequência o sangramento na urina.

Traumas

Atropelamento, queda e batida podem causar traumas e lesões na parte interna do corpo do cachorro. Desse modo uma lesão na parede da bexiga com formação de coagulo interno, por exemplo, pode fazer com que o sangramento na urina se torne um sintoma.

Como são feitos o diagnóstico, o tratamento e a prevenção?

O cão que apresenta como um dos sintomas o sangue na urina deve ser levado de maneira cuidadosa e imediata para o médico veterinário. Com base em todas as informações adquiridas, o veterinário solicitará exames para diagnosticar o animal.

Dependendo de cada doença, ele recomendará o tratamento ideal, que pode ser simples, com apenas o uso de medicamentos orais, mas também complexo, como em casos mais complicados que necessitem de internação e cirurgias para a recuperação do pet.

É difícil evitar o surgimento de infecções nos cães, já que, de uma maneira direta, eles estão expostos a diversos microrganismos e fatores que podem favorecer esse cenário. No entanto, algumas medidas simples podem contribuir na prevenção do cachorro urinando sangue, como:

  • manter a alimentação adequada;
  • levar para passear sempre que possível;
  • oferecer água fresca e limpa;
  • manter controle de ectoparasitas em dia.

Apesar de realizar uma pesquisa intensa sobre o assunto, somente a palavra de um veterinário deve ser a definitiva. O veterinário fará o diagnóstico corretamente, identificando a doença e prescrevendo os cuidados a serem seguidos.

Além disso, nunca medique ou faça tratamentos no seu pet sem antes consultar um profissional, pois isso pode custar a vida de seu companheiro.

Agora que você conhece algumas doenças que podem deixar o cachorro urinando sangue, redobre a atenção e não deixe de levá-lo a uma clinica veterinária para sempre realizar um check up e manter a saúde do animal! Entre em contato conosco e saiba como!