Cão idoso: 5 cuidados essenciais para ter com o seu amigão!

Os cãezinhos também envelhecem, veja nossas dicas de como cuidar do seu cão idoso.

Assim como os humanos, os cãezinhos também envelhecem e precisam de atenção e cuidados especiais. A idade avançada faz com que o animal fique debilitado e a resistência a infecções e doenças também diminui.

Para que você possa cuidar do seu cão idoso e proporcionar mais saúde e conforto a ele, selecionamos algumas dicas. Confira, a seguir, 5 cuidados essenciais para cuidar do seu amigão:

1. Exercícios físicos

É importantíssimo incentivar seu animalzinho a fazer exercícios para manter o peso ideal, fortalecer a musculatura e prolongar sua capacidade física. Ótimas opções de exercícios são a caminhada e a natação. Se o seu cão idoso não estiver mais condicionado a um ritmo acelerado, respeite seus limites, mas não deixe de levá-lo para praticar as atividades.

2. Cuidados essenciais com os dentes

Os problemas bucais mais comuns que surgem na terceira idade dos cães são a gengivite e acúmulo de placa bacteriana – conhecido como tártaro que, se não forem tratados, podem gerar problemas bem mais sérios, como perda dos dentes, infecções graves e generalizadas por bactérias. Para evitar complicações, escove os dentes do animal em casa com regularidade e leve-o para fazer o tratamento dentário no veterinário.

3. Dieta especial

O cão idoso geralmente apresenta falta de alguns dentes ou sensibilidade maior para mastigar ração de consistência muito dura. Por isso, prefira as rações especiais para essa faixa etária.

Existem linhas direcionadas aos cães da terceira idade que, além de facilitarem a mastigação, também repõem os nutrientes necessários e apresentam menos calorias do que as rações comuns, prevenindo obesidade e outras doenças.

4. Pele e pelos

Analise com certa frequência a pelagem do seu animal. Avalie se está tendo queda ou falha na pelagem, assim como presença de lesões. É muito comum surgir verrugas ou nódulos, que podem não representar perigo, mas também podem gerar problemas sérios de saúde se estiverem localizados em áreas delicadas, como nas pálpebras ou dependendo do tipo desses nódulos. Caso note qualquer anomalia, procure uma clínica veterinária especializada.

5. Outros cuidados

Bloqueie o acesso do cachorro às escadas altas e perigosas para que ele não caia e se machuque, já que apresenta certa fragilidade articular e dificuldade para pular e andar. Disponibilize e treine seu animal a dormir em uma cama própria e no chão, para que ele não tenha que subir na sua cama. Leve-o ao veterinário para fazer exames de rotina.

Na terceira idade, o animal geralmente bebe água com mais frequência, portanto, deixe sempre o recipiente dele com água fresca e limpa, em um lugar de fácil acesso. Incontinência urinária é uma doença comum do cão idoso, por isso, certifique-se que o acesso ao local onde ele costuma fazer xixi está sempre livre para que o cãozinho possa ir a qualquer momento, lembre-se que antes de considerar a incontinência sendo causada pela idade, é necessário que o veterinário avalie o animal e descarte outras possíveis causas para essa alteração. Além disso, o cão fica mais sensível às temperaturas extremas, por isso evite deixá-lo exposto ao calor ou frio.

Acima de quaisquer cuidados com seu cão idoso, você precisa ter muita paciência e tratá-lo com muito carinho, afinal ele continua sendo seu grande companheiro, mas infelizmente enfrenta limitações impostas pelo avanço da idade. Não exija dele comportamentos que não são mais compatíveis com seu estado físico e desfrute ao máximo de sua companhia!

Agora que você já sabe alguns cuidados essenciais para cuidar do seu cão idoso, conheça as doenças de pele mais comuns em cachorros e saiba como tratá-las!  E sempre que precisar, consulte os profissionais da Clínica Veterinária Vet Quality.