(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Cálculo Renal Em Cães e Gatos: Tudo o Que Você Precisa Saber

O cálculo renal em cães e gatos também pode ocorrer e é mais comum do que se pensa

Certamente você já ouviu falar em cálculo renal ou pedra nos rins, como é popularmente conhecida essa condição. Muitas pessoas sofrem de dores fortes na região dos flancos (lateral das costas) e esse mal-estar é comparado às dores de um parto, tão intenso que é.

Mas o que causa cálculo renal em cães e gatos? O que pode ser feito quando você percebe que seu companheiro peludo está sofrendo com isso? Continue a leitura e informe-se sobre essas questões e também sobre o que fazer para prevenir a pedra nos rins dos seus pets.

O que é cálculo renal?

Cálculo renal ou urolitíase é o resultado do acúmulo de sais minerais que são encontrados na corrente sanguínea. Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue no organismo e manter o equilíbrio entre os eletrólitos, como cálcio, sódio, potássio, magnésio, fósforo, hidrogênio e bicarbonato, entre outros. O produto final desse processo de filtragem é a urina.

Normalmente os cristais formados a partir desse curso passam pelo sistema urinário e são eliminados sem nenhuma manifestação de sintomas e sem que sejam percebidos.

Entretanto, quando os cálculos atingem um tamanho considerável (a partir de 3 milímetros nos seres humanos), a passagem deles pelos canais urinários provoca dor.

Cabe ressaltar que, mesmo sendo usualmente chamados de pedras nos rins, esses cristais podem ocorrer em qualquer outra região do trato urinário (uretra, bexiga, etc.).

Cálculo renal em cães e gatos — causas e diagnóstico

Assim como os seres humanos, cães e gatos são mamíferos e o seu organismo é e funciona basicamente do mesmo modo que o nosso. E, por mais estranho que possa parecer, eles também podem ser acometidos por essa enfermidade.

Segundo especialistas, essa é uma das maiores razões pela internação de emergência nas clínicas veterinárias. Mais da metade dos cachorros com mais de 10 anos de idade está propensa a desenvolver pedra nos rins, mas isso pode acontecer em qualquer faixa etária do animal.

Algumas raças de cães (dálmatas, por exemplo) têm mais predisposição a sofrerem com isso, visto que uma das causas da manifestação do problema é genética. Porém, isso não é uma regra e qualquer cachorro pode sofrer com esse problema. A retenção de urina por muito tempo pode aumentar as chances de cães desenvolverem pedras nos rins.

É sabido que gatos possuem uma grande tendência a desenvolver doenças associadas ao trato urinário, uma vez que não costumam ingerir muita água. Infecções urinárias e cistites são comuns e também costumam afetar gatos mais velhos ou com excesso de peso.

Os sintomas podem ser silenciosos e, às vezes, diagnosticar cálculo renal em cães e gatos é tarefa complicada. Fique atento se seu pet apresentar alguns dos seguintes sinais:

  • dor (não necessariamente só ao urinar);
  • mudança na cor da urina (amarelo-escura, avermelhada ou esverdeada);
  • alteração no odor da urina;
  • mudança na quantidade de urina;
  • tempo que o animal leva para urinar.

Como tratar e prevenir cálculo renal em cães e gatos

A melhor maneira de evitar que se formem pedras nos rins nos animais de estimação é deixar água fresca sempre à disposição, além de manter uma alimentação saudável.

Cães e, principalmente, gatos obtêm água dos alimentos que consomem. Portanto, oferecer a eles ração de qualidade e, também, ração úmida é fundamental. Para os gatos, ter uma fonte com água corrente em casa pode ser uma boa opção.

Como mencionado, a retenção de urina por muito tempo é prejudicial. Portanto, é muito importante que os animais que só fazem as necessidades na rua sejam levados para urinar ao menos 3 vezes por dia.

Fazer o check-up regularmente ajuda bastante. E cabe salientar que, ao menor sinal de desconforto do animal, você o leve imediatamente a um consultório veterinário.

Após o diagnóstico, o especialista pode indicar analgésicos, medicamentos para dissolver os cristais e medidas preventivas. Em alguns casos, cirurgias são recomendadas.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Ficou com alguma dúvida sobre cálculo renal em cães e gatos? Entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!