Saiba como criar o espaço ideal para o seu cãozinho dormir confortável em uma cama para cachorro macia e relaxante
Quem é tutor de um cão sabe que não há nada mais satisfatório do que cuidar, dar atenção e proporcionar o máximo de conforto aos pets e vê-los felizes e sempre bem-dispostos, não é verdade?
É justamente por isso que muitas pessoas pensam em alternativas em relação à cama para cachorro: para que eles possam descansar, relaxar e também se aquecer quando as temperaturas baixarem.
Afinal de contas, mesmo que eles durmam em qualquer lugar, ter um cantinho só para os peludos faz toda a diferença na rotina do seu bichinho.
Por essa razão, reunimos 13 opções de camas que podem ser feitas por você, por meio de técnicas simples de DIY (sigla para “faça você mesmo”, em inglês) e que, além de tudo, são uma ótima forma de trabalhar a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais que você já tem no seu lar. Por isso, acompanhe as sugestões abaixo e se inspire!
1. Cama com base quadrada
A nossa primeira dica trata-se daquela base quadrada para cama de cachorro, encontrada em pet shops ou na internet, que tem a parte do forro mais fina e próxima ao piso. Ela é ideal para você personalizar com rapidez e bom gosto o cantinho onde seu cão vai dormir.
Você só precisará de um cobertor ou outro tecido macio que possa ser recortado e moldado nas medidas internas da base, preenchido de espuma e depois costurado com linha e agulha para se transformar no “colchão” do animal.
2. Cama de travesseiro
A cama de travesseiro é outra opção bastante simples para se fazer em casa. Você só precisa tirar as medidas do pet para garantir que ela não fique pequena ou grande demais. Uma vez com os dados em mão é hora do método de preparo.
Você pega duas ou três peças e costura com linha e agulha as bases das fronhas para que o conteúdo interno não saia caso o animal morda ou brinque com elas.
Feito isso, você costura parte da fronha e do travesseiro em conjunto no seguinte e assim sucessivamente, transformando-os em um círculo com anteparo. Terminado o processo, basta dar a nova cama ao seu cão. Ele certamente vai adorar!
3. Cama de lã sintética
Se você tiver lã sintética em casa também pode usá-la para criar uma cama para cachorro. Para isso, você precisará de um metro de tecido para recortar as bordas e, em seguida, costurá-las com linha e agulha entrelaçando-as até fechar um círculo.
Dessa forma, você vai garantir que se torne resistente e não rasgue ou se separe caso o pet morda a cama, por exemplo. Por fim, a abertura inferior que vai sobrar deve ser preenchida com espuma ou algodão para criar um forro de 2 a 3 centímetros para aquecer e proteger o cão do frio.
4. Cama com bolsa de transporte
Sabe aquela bolsa ou mala de transporte antiga do seu cão? Ela pode ser reaproveitada como uma cama para ele. Para isso, você deve isolar a parte com zíper ou botões de pressão, retirar e descartar as alças e, com o auxílio de uma tesoura, realizar um corte oval na lateral dela.
A parte cortada pode ser removida por completo ou ser deixada para que o cachorro possa repousar a cabeça sobre ela enquanto o resto do corpo permanece no interior do acessório.
Para finalizar, você pode (e deve) forrar a parte interna da bolsa com panos ou até mesmo pequenas almofadas para deixá-la mais confortável e aquecida. Assim, o pet estará sempre bem acomodado.
5. Cama com blusa de moletom
Uma alternativa bastante simples, fácil de fazer e que seu cachorro certamente vai amar é a cama com uma blusa de moletom que já está velha ou não serve mais. Para tanto, você precisa vesti-la uma vez mais.
O motivo disso é que essa peça ficará com o cheiro da sua pele e isso tornará essa nova cama muito mais convidativa e relaxante, especialmente quando você não estiver por perto, pois ele vai sentir o seu aroma toda vez que se deitar sobre ela.
Portanto, feito esse primeiro passo, é hora de fechar a gola da camisa com linha e agulha. Depois disso, você deve inserir espuma nas mangas até deixá-las cheias e, posteriormente, amarrar a parte dos punhos em formato oval.
Na parte interna que veste o seu tronco, você deve colocar um enchimento de almofada e, em seguida, costurar com linha e agulha. Ao término desse processo basta deixar a cama em um lugar quentinho para o seu pet.
6. Cama de pallets
Outra sugestão quanto à cama para cachorro é usar pallets — uma estrutura de madeira bastante utilizada, por exemplo, em feiras para transporte ou armazenamento de mercadoria. Eles são facilmente encontrados em mercados, lojas, marcenarias ou mesmo na internet.
Ao adquirir uma base de pallet é importante aplicar uma demão de verniz, dessa forma, você impede que a madeira fique úmida e isso aumenta a conservação do aspecto rústico do material.
Feito isso, é hora de escolher onde posicionar a cama e acrescentar sobre sua superfície um estofado de tecido, seja preenchido com espuma ou algodão, para formar um colchão sobre o qual o seu pet vai dormir.
7. Cama com canos de PVC
Além dos pallets é possível usar outro material de fácil acesso e preço reduzido: os canos de PVC. Essa é, inclusive, uma boa opção para quem tem cães de grande porte e que gostam de permanecer em superfícies elevadas para descansar.
Você só precisará formar um quadrado ou retângulo no qual os canos são revestidos com um tecido resistente, como a lona ou o couro, pois será sobre ela que o cachorro repousará.
Assim, eles se vão se encaixar com a ajuda de interseções (as partes de PVC em formato de “T”) e formar um quadrado ou retângulo de acordo com as medidas do pet.
8. Cama de pneu
Se você quiser explorar outras alternativas e abusar da criatividade, uma boa opção é a cama de pneu. Para fazê-la será necessário um pneu em bom estado de conservação.
Uma vez em posse dele, você deve higienizá-lo adequadamente tanto na parte externa quanto interna com uma solução caseira de água e água sanitária. Depois, deixe-o secar ao sol para que todo e qualquer ponto de umidade desapareça.
Caso queira, você pode pintar a superfície do pneu com a cor desejada e, em seguida, aplicar uma demão de verniz. Por fim, é fundamental que você forre o interior dele com uma base macia de estofado, algumas almofadas e uma coberta.
9. Cama com sofá antigo
Você tem um sofá pequeno, uma poltrona ou mesmo um puff que já não é utilizado em casa? Então por que não dar um novo destino a ele em vez de descartá-lo? Essa peça pode, por exemplo, se transformar na nova cama do seu amigo de 4 patas.
Para isso, basta posicioná-la em um cômodo específico, como a varanda ou a sala, e utilizar pequenas almofadas na base do banco para deixar o forro mais confortável e aconchegante, especialmente nos dias frios e no inverno.
Caso você considere o sofá alto para o cão, basta colocar ao lado dele um pequeno banco que sirva como escada/cavalete para o bichinho subir e descer com mais facilidade!
Cuide, além do conforto, da saúde do seu pet em Clínica Veterinária.
10. Cama com mala
Uma mala antiga, com medidas superiores a 40 centímetros de comprimento, também pode se converter em uma ótima cama para cachorro. Por isso, analise as que você tem e veja se alguma já não será mais utilizada e reaproveite-a.
Você só precisará remover com o auxílio de uma tesoura a parte superior que fecha a mala para que o cão não fique preso no interior dela. Uma vez retirado, basta forrar a parte interna com almofadas e um cobertor ou manta e já estará pronto para o animal descansar.
11. Cama com gaveta
Se o seu cachorro é de porte pequeno ou médio é possível utilizar uma gaveta de uma cômoda ou guarda-roupa que será descartado para fazer a cama dele.
Basta removê-la do móvel e higienizá-la corretamente para remover impurezas ou poeira. Depois, você pode incrementá-la com uma pintura ou uso de papel contact com estampas étnicas, florais, geométricas e etc.
Para finalizar a cama, você deve forrar o interior da gaveta com um cobertor felpudo, seja ele de lã ou algodão, e inserir almofadas para que fique um espaço confortável e aconchegante.
12. Cama no aparador
Caso a sua sala tenha um aparador, é possível convertê-lo em uma cama personalizada e diferenciada para o seu pet. Você só vai precisar de um tecido plissado e cola quente.
Isso porque você vai colá-lo na base interna do móvel e transformá-lo em uma pequena cortina que isola a parte inferior interna do aparador. Feito isso, basta acrescentar algumas almofadas e um pequeno cobertor no interior dessa “cama-casinha”.
Assim, o animal terá toda a privacidade para guardar seus brinquedos e também para descansar e relaxar quando quiser dormir.
13. Cama de caixote
Por fim, há outra sugestão de cama para cachorro: o uso de caixotes. Assim como os pallets, eles são de fácil obtenção e extremamente personalizáveis.
Contudo, é importante que, ao conseguir um exemplar, você retire uma das laterais dele para que o cão possa entrar sem dificuldade no seu interior. Após isso, lixe a madeira para dar um acabamento e não ficar nenhum resquício de pontas que possam machucar ou ferir o pet.
Em seguida, passe uma demão de verniz e escolha se pintará o caixote ou não. Por fim, com o uso de cola quente crie um estofado nas paredes internas e base da peça e acrescente um cobertor costurado com espuma dentro.
Gostou das nossas sugestões de cama para cachorro? Então escolha a sua preferida e monte para o seu cão. Afinal, ele merece esse mimo, não é mesmo?
Aproveite também e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de outros temas e assuntos que envolvem o universo de cuidados e saúde dos pets!
Deixe uma resposta