Colesterol e Triglicérides em Pet

Cachorro branco fazendo coleta de sangue para exame de colesterol e triglicérides veterinário

Tanto para os humanos quanto para os pets, ter colesterol e triglicérides elevados não é um bom sinal. Por isso, devemos incluir o Exame de Colesterol e Triglicérides Veterinário no check-up dos nossos amigos peludos.

Os avanços na medicina veterinária possibilitam, hoje, realizar nos pets os mesmos exames que nós humanos podemos fazer.

Para que serve e quando é necessário realizar o exame?

De maneira simplificada, quando há grande quantidade de gordura na corrente sanguínea, podemos dizer que o nível de colesterol e/ou do triglicérides pode se encontrar mais elevado. As alterações nos níveis de colesterol e triglicérides em pets devem ser avaliadas em conjunto.

Tais alterações podem ser resultado de múltiplos fatores, como uma alimentação não balanceada (cheio de petiscos, guloseimas, pedaços de pão, etc), estilo de vida sedentária, alterações do trato digestório, problemas no fígado ou indicativo de doenças metabólicas e/ou hormonais, como a diabetes mellitus, hiperadrenocorticismo e obesidade.

Para verificar estas alterações, o médico veterinário pode pedir um exame de sangue que verificará os níveis de colesterol e triglicérides. Devendo ser coletado por um profissional capacitado.

Causas das alterações no colesterol e triglicérides em pets

Tanto nos humanos quanto nos animais, o colesterol alto é uma doença na qual a corrente sanguínea apresenta níveis mais altos de gordura permanente. Claro que nos animais ela tem suas diferenças, por isso não é aconselhável humanizar este problema.

Uma alimentação não balanceada, estilo de vida sedentário, gravidez, nefrose, colestase e envelhecimento podem ser algumas causas das alterações no nível do colesterol.

Os veterinários podem concluir que o animal está com o colesterol alto perante o exame de sangue. Nesse caso, o exame de colesterol e triglicérides veterinário são é avaliado de forma conjunta.

O aumento tanto do colesterol quanto do triglicerídeos podem acarretar em problemas como aterosclerose, relacionados com a obesidade.

A alta pode ser um aviso também para doenças hormonais ou metabólicas, como a diabetes e doenças renais que podem trazer riscos na retina e córneas dos animais.

Preparação e coleta para o exame de colesterol veterinário

Os exames sempre devem ser feitos em um laboratório veterinário, com um pedido do médico veterinário responsável pelos cuidados do seu pet.

Jejum

Para realizar este exame, é necessário a coleta de sangue com o animal em jejum alimentar de 12 horas. Ou seja, o animal poderá beber água a vontade nesse tempo, mas não deve comer nada por 12 horas* antes da coleta de sangue. O jejum se faz necessário para evitar possíveis alterações.

Excessões

*Existem algumas exceções para realização do jejum. Sendo assim, é importante conversar com o veterinário para que ele recomende a preparação mais adequada.

Exames e consultas anteriores

Para a realização de exames de colesterol e triglicérides veterinários, o pet deve primeiro passar em consulta clínica para que o veterinário identifique qual o melhor exame para garantir o bem-estar do animal.

Onde é feito o exame de colesterol e triglicérides veterinário em São Paulo?

Os exames podem ser feitos no Laboratório Clínico Veterinário do Vet Quality. Localizado na Rua Vieira de Morais, 1862  – Campo Belo, zona sul de São Paulo.

Nosso laboratório conta com a ajuda de diversos profissionais especializados para dar o melhor conforto para o paciente e o seu tutor.

Consulte sempre o prazo de entrega dos resultados para programar o retorno com o médico veterinário. Assim, poderá dar sequência no tratamento, caso seja necessário.