(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Comida caseira para cachorros: conheça os benefícios dessa alimentação

Com o passar do tempo, a nossa gama de conhecimentos sobre a nutrição dos nossos pets tem se tornado cada vez maior. Assim, surgem vários alimentos preparados exclusivamente para garantir a saúde dos nossos melhores amigos. No entanto, muitos tutores e animais se dão extremamente bem com o conceito de comida caseira para cachorros.

A alimentação caseira é uma estratégia nutricional muito importante e bastante válida para a saúde dos nossos bichinhos de estimação. Por causa disso, muitos tutores têm, com sucesso, optado por substituir as rações industrializadas por esse tipo de dieta.

Mas, afinal, você sabe como funciona esse tipo de alimentação? Quais são os alimentos liberados para os nossos pets e as vantagens desse tipo de dieta? A seguir, responderemos essas e outras perguntas sobre esse tema tão importante e atual. Boa leitura!

Como funciona a alimentação caseira para pets?

Ao contrário do que pode parecer, a alimentação caseira para cães (e também para gatos) vai muito além de simplesmente oferecer aos nossos pets os restos das nossas refeições ou aquilo que gostamos de comer no dia a dia. Essa dieta, embora benéfica, deve respeitar uma série de demandas específicas.

A alimentação caseira é feita pensando exclusivamente nas necessidades de cada animal. Para isso, um veterinário especializado em nutrição avaliará fatores como raça, porte, estilo de vida e estado de saúde do animal, prescrevendo a quantidade exata de cada ingrediente que será necessário para fornecer todos os nutrientes ao pet.

Quais sãos os benefícios de oferecer comida caseira para cachorros?

Embora as rações industrializadas de boa qualidade sejam ótimas opções para os animais de estimação, investir na alimentação caseira pode ser uma alternativa para a saúde dos pets. Confira, a seguir, alguns dos benefícios mais comuns:

  • individualização da alimentação;
  • elevada digestibilidade e palatabilidade;
  • uso em situações onde em que não há a possibilidade do uso de ração;
  • aproveitamento de ingredientes que o tutor já possua em casa.

Quais são os cuidados necessários com esse tipo de dieta?

Para oferecer as comidas caseiras para cachorro da maneira adequada, é necessário tomar uma série de cuidados muito importantes. Confira, a seguir, os principais deles:

  • não utilize temperos comuns para a culinária humana;
  • evite o uso de corantes;
  • cozinhe bem os alimentos;
  • busque a formulação do cardápio com um médico veterinário especializado;
  • lembre-se da importância da suplementação vitamínica e mineral;
  • misture bem os alimentos.

E lembre-se: sempre siga à risca as recomendações do médico veterinário responsável pela elaboração da dieta. Elas informarão as quantidades ideais de cada alimento e também os produtos liberados e proibidos para a alimentação dos cães.

Seguindo essas dicas, seu bichinho ficará sempre saudável e terá todos os nutrientes necessários no seu organismo para que a sua saúde fique sempre em dia. Isso evitará uma série de problemas como a deficiência nutricional, que pode trazer danos irreversíveis para os nossos animais de estimação.

Como pudemos ver, oferecer comida caseira para cachorros vai muito além de compartilhar as refeições com nossos melhores amigos. Essa dieta precisa ser muito bem pensada e prescrita por um profissional da nutrição, que avaliará as necessidades nutricionais do seu amigo e fará um plano alimentar personalizado para ele. Por isso, na dúvida, consulte sempre a opinião de um médico veterinário!