(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Entenda Como Prevenir E Tratar Caspa Em Gatos

A caspa, um tipo de descamação da pele, é uma velha conhecida de todos nós. Mas o que poucos tutores de pets sabem é que os animais também são acometidos pelo problema e que a caspa em gatos é mais comum do que imaginamos

Os problemas dermatológicos estão entre as principais queixas responsáveis por levar os animais de estimação aos consultórios veterinários. A caspa em gatos não é contagiosa e pode ter diversas causas diferentes, tanto externas quanto internas.

Para saber mais sobre o problema, conhecer as principais razões pelo qual ele acontece e descobrir como fazer a prevenção adequada, continue a leitura!

Como podemos definir a caspa em felinos?

Todos os animais eliminam centenas de células mortas todos os dias por meio da pele, como parte da renovação natural. Isso se torna um alerta apenas quando essa descamação ocorre de forma anormal, o que pode, no longo prazo, causar uma grande coceira na região, deixando-a machucada e suscetível a infecções oportunistas.

Por conta disso, a caspa em gatos não é, por definição, uma doença propriamente dita. O problema é, na verdade, um indicativo de que algo não está 100% correto na saúde ou no manejo de seu felino. As causas podem ser muito variadas e inclui doenças metabólicas e fatores ambientais, que veremos mais a frente.

Quais são os principais sintomas desse problema?

Os sintomas da caspa em gatos são bastante parecidos aos que acometem os seres humanos. Confira:

  • presença de vários pontos brancos acima dos pelos;
  • coceira intensa (especialmente nas regiões da coluna e do rabo);
  • pele avermelhada, com crostas ou presença de secreções;
  • odor forte, muitas vezes associado com a presença de infecções e bactérias.

A caspa em gatos pode estar relacionada a diversos outros problemas de saúde, que trarão sintomas bastante específicos e diferentes entre si. Por isso, uma consulta veterinária é essencial para determinar a causa da descamação.

Quais são as causas mais comuns da caspa em gatos?

O problema pode ser causado por diversas enfermidades ou situações. A seguir, conheceremos as principais:

Alimentação inadequada

Gatos têm necessidades nutricionais bastante específicas. Uma delas é a ingestão frequente de ômega 3, responsável pela manutenção da saúde da pele e redução de inflamações. Por não ser sintetizada pelo organismo dos felinos, essa substância deve ser adquirida na comida ou suplementação.

Alergias

Além do excesso de banho ser um potencial causador da caspa em gatos, algumas alergias podem agravar o problema. É o caso das alergias alimentares e das dermatites de contato, bastante comuns com o uso de xampus, colônias e produtos de limpeza em geral. Por isso, identificar os processos alérgicos e tratá-los é fundamental.

Parasitas

A presença de parasitas, como pulgas e ácaros, é uma das principais causadoras da caspa. Manter o animal longe de tais agentes é a melhor maneira de tratar o problema, com o uso de medicações e ações preventivas. Confira mais detalhes de como acabar com as pulgas!

Doenças metabólicas

Alterações cutâneas associadas às doenças metabólicas são bastante comuns. As principais enfermidades do tipo a atingirem os gatos são a diabetes e o hipertireoidismo. Para preveni-las e tratá-las é imprescindível que o animal seja submetido a check-ups periódicos ao longo da vida.

Ressecamento da pele

Uma pele sem hidratação suficiente está muito mais propensa a descamar de forma exagerada. Por isso, manter seu animalzinho sempre hidratado de dentro para fora é fundamental. Espalhe diversos recipientes de água pela casa e previna esse e outros problemas!

Idade avançada

Animais idosos costumam ter a mobilidade reduzida, muitas vezes por causas como a artrite, o que dificulta o processo de higienização do corpo. Para ajudar o seu bichano, escove-o diariamente com o objetivo de eliminar o excesso de descamação.

Obesidade

O sobrepeso também causa caspa. O animal, nesses casos, não consegue realizar a higiene adequadamente. Uma alimentação balanceada e o incentivo à prática de atividades físicas ajuda a prevenir o problema.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a caspa em gatos, fique atento aos sinais transmitidos pelo seu pet e, em caso de aparecimento de sintomas, agende imediatamente uma consulta com um veterinário.

O que achou das nossas informações? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer a Clínica veterinária!