Alergia em cachorros: Sintomas, cuidados e tratamentos

A alergia em cachorros pode ser perigosa. Conheça o que pode causar e como tratar!

A alergia é uma resposta imunológica exagerada que se desenvolve após a exposição a uma determinada substância estranha ao organismo. Normalmente, manifesta sintomas como coceira, ardência, irritação, vermelhidão e outros desconfortos. O que muita gente não sabe é que esse fenômeno, bastante incômodo para o ser humano, também pode afetar os cães, causando grande transtorno para os nossos pets.

Acredite, essa situação é mais comum do que se pensa e pode incomodar o seu amigão um dia. Por isso, preparamos um guia para você ficar ligado a qualquer sinal de um processo de alergia em cachorros. Confira!

Fique atento aos sintomas!

Nós estamos acostumados a ver nossos bichinhos ativos, contentes e saudáveis. Por essa razão, qualquer sinal de alteração nesse comportamento pode ser um alerta. Fique atento se seu cãozinho apresentar sintomas como coceira contínua, espirros constantes e alterações na pele e pêlos. Também é comum encontrar secreção nos olhos e inflamação nos ouvidos, além de mudanças estranhas no comportamento, como lamber e morder excessivamente alguma parte do corpo ou perder o apetite.

Em caso de um ou mais desses sintomas, procure o quanto antes o auxílio de um veterinário de confiança. Assim, o profissional poderá identificar o motivo desses sintomas e os tratamentos de uma possível alergia canina.

Quais são as causas da alergia em cachorros?

Existem diversas causas para o processo de alergia canina, as mais comuns são: picadas de pulgas, carrapatos, formigas, abelhas; alergias secundárias a infecções fúngicas e bacterianas; alergia a pólen, bolor, ácaros e poeira; intolerâncias alimentares, entre outras.

Assim como os seres humanos, alguns tipos de alimentos para cachorros podem desenvolver alergia canina. Mas fique atento: esse fenômeno é diferente de uma intoxicação alimentar, que acontece quando se consome algo estragado e/ou de origem duvidosa. O ideal é sempre estar atento ao que seu pet come, escolhendo o tipo adequado de ração e tomando cuidado com alguns alimentos perigosos para a saúde do seu amigo.

Meu cão está com alergia, e agora?

O primeiro passo sempre é procurar ajuda médica. Somente um profissional qualificado poderá identificar os reais motivos por trás do problema e aliviar o quanto antes o sofrimento do seu bichinho. Tente observar se existe algo no ambiente que pode ter desencadeado o processo alérgico, como produtos de limpeza, tapetes, insetos e plantas. Seu pet comeu algo de diferente na última semana? Usou algum shampoo ou sabonete diferente do usual? Ficar atento a esses fatores pode ajudar a ter um rápido diagnóstico.

O veterinário provavelmente irá pedir alguns exames, assim como fará alguns testes em seu amigão. Esse processo é demorado e complexo, então é preciso ter paciência! O tratamento será realizado de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo veterinário, que poderá prescrever medicamentos de uso oral, shampoos e demais produtos tópicos específicos.

Normalmente, a alergia em cachorros não tem uma cura definitiva, mas a identificação e o controle desse problema são essenciais para que o seu cãozinho volte a ter uma vida normal e saudável.

E aí, gostou das dicas e aprendeu um pouco mais sobre a alergia canina? Deixe um comentário e tire suas dúvidas com a gente. Seu amiguinho pet conta com você!