Entenda como os tipos de ração para gatos pode influenciar na sua saúde e desenvolvimento
Atualmente, com os diversos tipos de ração para gatos disponíveis no mercado, é possível que os tutores dos felinos se sintam perdidos na hora de escolher a refeição do pet.
Se você é o tipo de tutor que se preocupa muito com a alimentação do seu pet (e tem toda a razão), é importante que você conheça as diferenças entre rações para gatos.
É preciso conhecê-los bem porque a alimentação do seu pet, principalmente na primeira fase da vida, é importantíssima para o seu desenvolvimento.
Assim como seus primos, leões e onças pintadas, os gatinhos são animais carnívoros, costumam fazer pequenas refeições e precisam consumir de 60 a 80 calorias diárias, claro que de acordo com o seu peso.
Por ser um assunto importante e que merece sim a sua atenção, o Vet Quality decidiu separar um artigo exclusivamente para falarmos sobre este assunto. Vamos lá!
Qual a diferença entre as rações para a idade dos gatos?
Assim como as crianças humanas, os gatinhos pequenos estão em fase de crescimento, por isso, sua alimentação deve estar de acordo com as suas necessidades nutricionais.
Lembrando que os gatinhos recém nascidos não entram nessa fase porque eles ainda não possuem dentes, e se alimentam apenas do leite materno.
Quando o filhote não tem contato com a mãe ou, por algum infortúnio, a fêmea não pode alimentar seus filhotes, não é indicado oferecer ração ou leite de vaca, como ainda é comum vermos.
Por estar numa fase de crescimento e desenvolvimento, é necessário que seja oferecida uma alimentação e acessórios adequados.
Dito isso, as rações para os filhotes felinos devem possuir maior teor de proteínas. Além de fortalecer as suas defesas naturais, um filhote precisa de uma alimentação principalmente com:
- Alto índice de proteína animal, de alta digestibilidade, para auxiliar o crescimento
- Boas fontes de gordura para repor as energias
- Níveis adequados de vitaminas e minerais, ideal para ossos e dentes fortes
- DHA para estimular o desenvolvimento do cérebro e da retina
Os gatos adultos (com mais de 1 ano de idade), já possuem ossos, dentes e músculos todos formados, então o seu organismo precisa de menos energia voltada para crescimento.
Isso porque as suas necessidades nutricionais são diferentes dos gatos filhotes e, nesses casos, é preciso cuidado para que os seus gatinhos não desenvolvam carência nutricional, uma vez que isso pode resultar em problemas de saúde.
Para finalizar, os felinos mais idosos precisam de diferentes nutrientes e vitaminas, afinal, eles se encontram numa fase mais sensível da vida e precisam de todos os cuidados.
A ração para gatos idosos precisam ajudar no controle de peso, sem deixar de ter todos os nutrientes, além de possuir proteína de qualidade e elementos que possam ajudar a prevenir doenças.
Tipos de ração para gatos
Agora que você sabe que os felinos possuem diferentes necessidades nas suas fases de vida, está na hora de conhecer os tipos de ração para gatos.
Lembrando que os gatos são conhecidos por serem animais bem exigentes, por isso, pode existir alguns passos antes dele realmente fazer a sua refeição, tudo isso a fim de se adaptarem.
Se por algum acaso ele não gostar da comida oferecida, nem adianta insistir. Ele não vai comer. Por isso, ofereça diferentes marcas, por exemplo, até encontrar a ração ideal para o paladar do pet.
No mercado existem 3 tipos de ração, que podem estar separadas em diversas marcas. Vamos apresentar esses tipos de ração para gatos a seguir.
Standard
Esse é o tipo de ração para felinos mais conhecido por possuir um valor menor do que as outras opções que apresentaremos posteriormente.
Contudo, assim como o seu valor é mais econômico, a quantidade de proteínas também é mais reduzida e alguns pets poderão sentir diferença na digestão.
Por isso, para suprir todas as necessidades do bichano, é preciso oferecer uma porção maior, e isso pode resultar em um maior gasto.
Premium
A chamada “ração premium” é aquela que oferece um melhor custo-benefício, além de garantir as proteínas animais e vegetais na sua composição.
Apesar disso, esse tipo de ração (dependendo da quantidade oferecida) pode não saciar completamente o bichano.
Lembre-se de ficar atento também à marca que esse tipo de ração está. Ela pode conter conservantes, corantes e proteínas animais de baixa qualidade.
Super Premium
Essa ração é conhecida por ter uma alta qualidade, além de ter como principal ingrediente a proteína animal que, sem dúvidas, é a melhor opção para que a digestão dos felinos seja feita adequadamente.
Por conta dos nutrientes potentes, dá para oferecer uma menor quantidade de ração, o que pode resultar em, de fato, um custo-benefício maior.
Esse tipo de ração também tem a vantagem de não possuir corantes e conservantes em sua fórmula. A porção diária oferecida não precisa ser grande, pois oferece maior saciedade para o felino.
Para escolher o melhor tipo de ração para o seu pet, lembre-se de oferecer as opções para o seu amigo, isso com certeza irá lhe ajudar na escolha.
Caso o seu pet tenha alguma condição especial, não deixe de consultar um médico veterinário para que seja avaliado as principais necessidades do seu pet. Cuide de quem te ama!
Deixe uma resposta