Oftalmologia veterinária: conjuntivite em cachorro é uma das doenças mais comuns

O cuidado com os olhos dos cachorros é bem simples no geral, mas pouco se fala sobre isso. Uma das doenças mais comuns é a conjuntivite em cachorro. É preciso dispor de alguma informação a respeito para prevenir qualquer problema de saúde que o seu cão possa vir a ter nos olhos.

Algumas situações podem causar problemas de vista, como ferimentos, falta de higiene e bactérias. Dessa forma, tratar e evitar esses problemas é trabalho dos profissionais da oftalmologia veterinária.

Neste post, separamos algumas informações sobre as doenças oftalmológicas mais comuns nos cães, bem como formas de tratamento e de prevenção desses problemas. Confira!

Quais são as doenças mais comuns nos olhos dos cães?

Conheça as doenças oftalmológicas mais comuns em cachorros

Conjuntivite em cachorro

A conjuntivite em cachorro é fruto de um processo inflamatório da conjuntiva que poder ser causado por fatores externos, deficiência de lubrificação do olho e resposta a lesões oculares na córnea ou internamente do olho.

Vem sempre acompanhada de lacrimejamento e de vermelhidão nos olhos, e como é uma doença que causa incômodo ao animal, ele pode apresentar no olho doente excesso de prurido ou mantê-lo fechado ou semifechado.

Quando um cão está com conjuntivite, também apresenta remelas abundantes, que podem ser da cor branca, amarela ou verde. Deve ser feita uma limpeza para a retirada das remelas, de forma que não incomodem ainda mais o cão.

O cão com conjuntivite também pode vir a apresentar alguma resistência à luz natural ou artificial em função da sensibilidade nos olhos.

Ao notar algum desses sintomas, é aconselhável uma visita ao veterinário para que um oftalmologista possa identificar a origem do problema e já iniciar o tratamento da doença. Dependendo da causa, pode ocorrer complicações bem sérias ao olho acometido.

Ao perceber os sintomas da doença, leve seu cachorro ao veterinário

Glaucoma

O glaucoma é também conhecido como hipertensão ocular. A pressão sanguínea dentro dos olhos aumenta gradativamente, e isso compromete o nervo óptico e a retina.

Quando não tratada, a doença pode afetar a visão do seu cachorro, causando até uma cegueira completa no olho afetado e na maioria dos casos acometem os dois olhos em períodos de tempos diferentes.

Essa doença possui várias causas sendo relacionada à conformação do olho, genética ou secundária a outras doenças oculares.  Os sintomas são inespecíficos num primeiro momento, causando dilatação de pupila, vermelhidão do olho e até cegueira aguda.

É necessário que o cão seja levado com a máxima urgência para uma clínica veterinária, pois depois de 24 horas do aumento da pressão, os danos são irrecuperáveis.

Catarata

É uma das causas de cegueira nos cachorros. Pode ter caráter genético, secundário a outras doenças sistêmicas como diabetes e por desenvolvimento espontâneo. Na maioria dos casos ela se desenvolve entre 6 a 9 anos de idade.

A catarata é a opacificação do cristalino, que obstrui a visão do animal de maneira parcial ou total. Em um período mais tardio da doença ela pode gerar inflamação para o olho acometido.

Essa doença deve ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível para evitar maiores danos a este olho e recuperar a visão do animal.

O tratamento é realizado por meio de cirurgia com um profissional de oftalmologia veterinária, que retira o conteúdo esbranquiçado do cristalino.

Como agir em relação aos problemas oftalmológicos?

Não medique seu cachorro por conta própria, leve ele ao veterinário

Antes de qualquer coisa, nunca se deve medicar o cachorro em casa sem o aconselhamento de um veterinário oftalmologista. Um profissional deve examinar a vista do cão para saber qual medicação é indicada para aquele caso específico.

O mau uso de qualquer produto nos olhos pode causar uma piora do problema por se tratar de uma região extremamente sensível, portanto, nunca pingue colírios no seu cão sem recomendação médica.

Como manter os olhos do cão saudáveis?

Manter a limpeza do seu cachorro garante a saúde dos olhos, então isso deve ser um hábito. É preciso limpar a sujeira entre os pelos e as remelas que possam se acumular. Esteja sempre atento à linguagem corporal do seu cachorro, percebendo qualquer mudança no comportamento dele.

Se ele esfrega os olhos contra a parede, em objetos, ou se leva as patas ao local com frequência, é provável que algo o esteja incomodando — desde um simples acúmulo de pelos ou de poeira no local a doenças graves como citamos anteriormente.

Ao perceber quaisquer desses comportamentos, você deve procurar imediatamente um profissional de oftalmologia veterinária. Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!