Cuidados com filhotes, o que se deve fazer?

Filhotes de cães e gatos devem receber cuidados distintos, mas o carinho deve ser igual.

Irresistíveis, os filhotes de cães e gatos são animais que estão em fase de desenvolvimento e requerem todo o cuidado dos donos, assim como as crianças.

É nesta época da vida que eles aprendem e adquirem hábitos que serão mantidos no período adulto, o que é muito importante para o convívio da família.

No entanto, embora ambos precisem de carinho dos pais e dos donos, os cuidados com filhotes de gatos e cachorros são diferentes. Eles apresentam hábitos, alimentação, estilo de vida e saúde completamente distintos.

Se você está recebendo um filhote na família, saiba quais são as principais responsabilidades para cuidar corretamente deles e proporcionar um começo de vida agradável para todos os envolvidos:

Filhotes de gatos: Dependentes e dorminhocos

Apesar de um ser um animal mais independente na fase adulta, o filhote de gato é mais vulnerável do que o de cachorro. Ele necessita de um pouco mais de atenção e só é recomendado que se separe da mãe após oito semanas, fase em que já imita os hábitos dela.

Em relação a amamentação, ele deve ser acostumado a desmamar aos poucos.

Alimentação para gatos

Como parte da alimentação de gatos, a ração umedecida só deve ser oferecida após três ou quatro semanas. Como o estômago do gatinho é bem pequeno, ele deve receber uma alimentação gradual: dos 2 aos 6 meses, as refeições devem ser realizadas várias vezes ao dia em quantidades pequenas; dos 6 meses em diante, o gato já pode comer apenas uma vez ao dia.

Camas para filhotes de gato

Para os gatinhos, é importante ter uma cama adequada e confortável, de preferência perto da mãe, pois os bichinhos costumam dormir 18 horas por dia.

Caso você queria que o gato durma com você, note que os felinos, desde novos, tendem a ser notívagos e podem interromper seu sono. Se as travessuras noturnas o acordarem, coloque-o calmamente no chão, sem dar muita atenção para que ele não compreenda como um convite para o desperta durante a noite.

Higiene dos gatos

Os gatos são animais bastante higiênicos e costumam cobrir suas necessidades fisiológicas com areia até que o cheiro vá embora.

No entanto, os filhotes de gato precisam ser incentivados desde cedo a terem bons hábitos higiene. Por isso, é importante espalhar pela casa bandejas sanitárias sempre limpas.

Uma bandeja sanitária por é o ideal. Você deve colocar o objeto em um local tranquilo, de fácil acesso e longe de áreas de maior circulação, onde outros animais e humanos não atrapalhem o gatinho.

Coloque 4 cm de argila ou granulado sanitário formador de grumos na bandeja, e faça a limpeza duas vezes ao dia, com trocas semanais.

Quando for renovar o granulado, lave a bandeja com um detergente neutro.

Já nas casas com mais de um gato, o número das bandejas deve ser maior do que o número de gatos (geralmente, um objeto extra é o suficiente). Uma vez instaladas, elas não devem ser removidas para outros lugares.

Fique atento caso o seu gatinho esteja usando outro local da casa como “banheiro”, pois isto pode ser um indício de que ele esteja com algum problema de saúde.

Filhotes de cães, cuidados essenciais

Quando um novo membro da família chega é necessário preparar o ambiente para ele. No caso dos cães, uma caminha ou tapete para seu descanso, comedouro e bebedouro resistentes, e brinquedo de borracha para diversão são os itens que você precisará para recebê-lo.  Não esqueça de reservar um espaço para acomodar a mãe, que deve estar sempre por perto.

Os principais cuidados com os filhotes caninos ficam por conta da proteção contra doenças que podem encurtar sua vida e até mesmo serem transmitidas para os humanos.

Por isso, é essencial vacinar e remediar o cãozinho ainda filhote contra a raiva, a hepatite canina, vermes, parasitas e uma grande variedade de vírus.

Além disso, para que seu cachorro não necessite realizar nenhum tipo de tratamento contra alguma doença, é importante que ele seja acompanhado por um profissional de saúde animal desde cedo. Além é claro do carinho para evitar doenças como a depressão canina.

Aos 30 dias de vida, ele deve passar por um exame clínico e pesagem em uma clínica veterinária, que irão definir a dosagem certa para o remédio antivermes, dado para os filhotes de todas as raças.

Já aos 45 dias de vida, é necessário voltar ao veterinário para a vacinação.

Alimentação canina

A alimentação é outro fator importante para o desenvolvimento e cuidado com filhotes caninos.

Durante os primeiros 30 dias de vida, recomenda-se a amamentação exclusiva como fonte de energia.

Passado este período, os filhotes já podem receber papinhas próprias para o desmame, disponíveis no mercado pet brasileiro, ou até mesmo rações indicadas para filhotes.

No entanto, é importante iniciar a papinha ou a ração juntamente com o leite, que pode ser artificial ou materno.

Aos 2 meses de vida, o cãozinho já estará apto a se alimentar somente de ração.

Antes de realizar os primeiros banhos e passeios, é recomendado que todas as vacinas do primeiro ciclo já tenham sido tomadas pelo cãozinho, evitando o risco de infecções.

No entanto, enquanto ele não pode sair na rua, é fundamental que os donos criem um ambiente em que ele possa ser estimulado, ajudando a desenvolver o raciocínio durante o crescimento. O estímulo fará com que ele esteja apto a um adestramento quando for adulto.

Higiene canina

A limpeza oral do pet canino também faz parte dos cuidados com os filhotes e, o ideal, é acostumá-lo desde cedo a escovar os dentes todos os dias.

Se não for possível, pelo menos duas vezes na semana a escovação deve ser realizada e mantida por toda a vida.

Já a limpeza auditiva deve ser realizada duas vezes na semana para prevenir inflamações, principalmente nas raças mais propensas.