
Nunca fez um passeio com o pet? Entenda como isso pode prejudicá-lo e os benefícios dessa prática tão importante, como evitar a depressão e ansiedade animal
A natureza selvagem dos pets não é novidade para ninguém, é mesmo que fossem os seus ancestrais que vivessem soltos na selva, eles ainda continuam com os instintos desses parentes distantes
Ou seja, correr, caçar, descobrir, cheirar e explorar são necessidades de qualquer bicho, até os domésticos, que por isso tiveram que se adaptar.
E assim, como não há uma natureza para extravasarem tudo isso, os passeios são escapes muito necessários não apenas pelos instintos naturais deles, mas também para mantê-los mais saudáveis física e mentalmente.
É disso que vamos falar! E você? Será que está precisando fazer um passeio com pet? Descubra agora mesmo.
Quais são os sinais de que você precisa fazer um passeio com pet?
- Ele está destruindo as coisas de casa com frequência
Não param de aparecer chinelos, tênis, panos e sofá rasgados e destruídos? Talvez estejam apenas gastando energia com algo, já que não podem sair de casa e caminhar para gastá-la.
- Além de destrutivo, está agressivo
A rotina monótona pode fazer com que o pet se torne agressivo, pois é uma forma dele compensar a falta de estímulo, tanto mental quanto físico.
- Muito agitados, principalmente durante a noite
A maioria dos pets são agitados durante o dia, e costumam ser bem frenéticos nesse período, mesmo se tratando de gatos. E quando chega a noite, por terem se cansado bastante, dormem tranquilamente.
Porém, um pet que não gastou energia o suficiente, ou seja, não andou nem passeou e se movimentou minimamente, vai ficar super agitado durante a noite, pois não conseguem pegar no sono.
- Depressão
O pet está abatido, apático e sem vontade de se movimentar, ficando apenas encolhido em um canto e já nem te procura mais para ter momentos de afeto de brincadeiras?
Então, a falta de passeio com pet pode ser uma das causas da depressão canina, por exemplo.
Infelizmente, nem mesmo nossos bichinhos estão livres dessa doença tão triste, literalmente. E uma causa super comum é o isolamento, o tédio e a falta de estímulos, problemas que podem ser resolvidos em passeios regulares.
- Puxa a guia e não sabe socializar
Esses são sinais de falta de costume. Nesse caso, não é que você nunca saia com ele, mas que com certeza não faz na frequência ideal.
E então, eles não conseguem se comportar de forma mais adequada, e acabam se exaltando demais e não sabendo lidar com outros animais ou pessoas.
Apesar da boa vontade, comece a tornar os passeios mais frequentes, combinado?
- Sobrepeso, sedentarismo e baixa imunidade
Se o seu amigo de 4 patas está gordinho, é sinal de que está sedentário, ou seja: não está se movimentando o suficiente. Comer e dormir é bom demais, né?
Mas caminhadas também são ótimas para a saúde do corpo e da mente deles. Como consequência da falta das andanças, vêm a baixa imunidade.
Já ouviu falar que crianças precisam andar descalças para terem imunidade? Saiba que é uma verdade, e que os nossos bichanos também são bebês, não importa o tamanho deles.
Se o seu costuma ficar doente com frequência, está na hora de sair mais de casa!
Por que os passeios são importantes?
Acredito que já percebeu a importância dos passeios, certo? Ele é tudo isso e mais um pouco mesmo!
Afinal, pense comigo: já imaginou ficar semanas, meses ou anos apenas dentro de casa? Sem um ar fresco, sem um sol batendo no rosto, sem ver pessoas além das que moram contigo ou até mesmo ninguém?
É, no mínimo, um pouco triste e desanimador, não é? Até para a pessoa que se diz ser anti social, o fato de botar o pé para fora de casa pode ser revigorante e faz bem, mesmo que não perceba.
Desse modo, passeios são importantes por que:
- evitam a depressão;
- diminuem a ansiedade;
- reduzem o estresse e a agressividade;
- melhoram o humor;
- aumentam a imunidade;
- fortalecem o físico;
- melhoram a qualidade do sono.
Cuidados com o passeio
Agora que você tem todos os motivos para passear com seu pet, é hora da ação, mas antes, alguns cuidados devem ser tomados.
Para evitar qualquer tipo de doença, infecção ou bichinhos indesejáveis, sempre mantenha a vacinação em dia. Apesar da importância, é inegável que na rua há agentes de riscos para eles, então, proteção é tudo!
Em dias de sol, é necessário saber mais sobre cuidados ao passear com pet no calor, pois as patinhas podem sofrer queimadura e isso machuca e dói bastante, e nas caminhadas, queremos que eles sintam só alegria.
As coleiras também são acessórios super importantes. Elas dão controle sobre o pet, o que evita que eles saiam correndo e se percam, e evitam também acidentes como o atropelamento.
Com ela, o comportamento também é controlado, e não há perigo de desavenças com outros animais, pedestres, e o hábito de fuçar lixos, por exemplo.
Por precaução, sempre leva uma sacola. A gente nunca sabe quando eles vão querer fazer suas necessidades, então, dependendo do lugar, ter uma sacolinha para juntar o cocô para descartá-lo num local adequado, é bem importante.
Não tenho tempo, e agora?
O dia a dia é super corrido, e quando chega a noite, tudo o que quer é descansar? Nós entendemos…
É muito comum pensar que o nosso carinho, assim quando chegamos em casa, é o suficiente para que eles se sintam bem e amados. De fato, isso é MUITO fundamental, porém, como vimos, não é só disso que os pets precisam.
Por isso, essas são algumas soluções, caso o problema seja a falta de tempo:
- creche de animais;
- hotéis especializados;
- passeadores profissionais, ou cuidadores que sejam seus conhecidos, para passear com eles;
- quando for sua folga, escolha lugares pet friendly, ou seja, que aceitam animais. Assim, você e ele curtem juntos o passeio;
- brincadeiras de pegar: compre brinquedos, jogue-os e faça o pet pegar, mesmo que seja em um espaço pequeno;
- tem pet shop ou aviário perto de casa? Quando for dar banho ou comprar ração, chame ele para ir junto com você.
O importante é arranjar alternativas e deixar nossos amores de 4 patas saudáveis, felizes e com muita saúde! O passeio com pet é uma forma de ter tudo isso, e é super simples.
Depois que começa esse hábito, vai ver que faz bem para ele e para você!
Precisa de atendimento para seu pet? Entre em contato com conosco e saiba mais!
Deixe uma resposta