(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Você sabe como tratar a dor crônica em cachorros?

Alguns problemas de saúde acometem não só os seres humanos como também os animais. Um exemplo disso é a dor crônica em cachorros, que pode estar associada a uma gama de doenças.

Tratar tais questões com a devida seriedade é fundamental para devolver o bem-estar a eles. Afinal, quando tomadas as devidas providências, é possível sim reduzir o desconforto.

No post de hoje, aprenda como tratar a dor crônica em cachorros. Boa leitura!

O que é dor crônica?

De modo geral, a dor é definida como um sinal de que algo não está certo no organismo. Ela é desencadeada por uma série de impulsos nervosos que causam tal sensação, como um aviso de que há um problema naquela região.

A dor crônica, no entanto, já é considerada uma doença. Essa denominação não existe apenas devido à sua intensidade, mas também a duração: geralmente são aquelas que duram mais de 3 meses sem melhora.

Além disso, a constante exposição a ela pode fazer com que o organismo fique suscetível ao aparecimento de outros problemas, como estresse e, até mesmo, sobrecarga de alguns sistemas. Uma dor na coluna, por exemplo, faz com que as articulações das patas sejam prejudicadas devido à tentativa de compensar o incômodo.

Quais são as principais causas?

A dor crônica esta associada a inúmeras doenças. As mais comuns são as ósseas, articulares e o câncer. Porém, qualquer doença pode evoluir para dor crônica. Confira abaixo algumas delas: 

  • doenças gastrointestinais;
  • distúrbios neurológicos;
  • doenças virais;
  • Doenças do fígado  e rim;
  • Qualquer causa de dor aguda mal tratada, como em uma simples castração por exemplo. 

Por isso, é indispensável a consulta com um veterinário para o diagnóstico adequado.

Como podemos lidar com ela?

A seguir, veja maneiras simples de lidar com com a dor crônica para devolver a qualidade de vida ao seu cachorro.

Identifique os sintomas

O primeiro passo é saber identificar corretamente os sintomas. Andar hesitante, choros constantes, perda de apetite, resistência a passeios e brincadeiras mais comuns, lambedura constante de algumas regiões, como as articulações, são alguns deles. Conhecer seu pet é fundamental!

Controle o peso do animal

Outro fator muito importante é manter o seu animalzinho em um peso saudável. A obesidade, muito comum entre os cães, contribui para o aumento da dor crônica, especialmente em casos onde há acometimento ósseo ou articular.

Facilite sua mobilidade

Independentemente da causa do problema, é recomendado que a sua mobilidade seja sempre facilitada. Deixe a água e o alimento sempre por perto e dê preferência a camas confortáveis e baixas para que ele possa subir com tranquilidade.

Observe a temperatura do ambiente

Ambientes muito frios tendem a aumentar o incômodo. Assim, tenha o cuidado de deixar o seu amigão sempre em um ambiente confortável termicamente.

Faça visitas periódicas ao veterinário

Por fim, consultas regulares com um veterinário são a melhor opção para que seu animal tenha o suporte necessário, seja medicamentoso e/ou com terapias alternativas, como acupuntura e fisioterapia. 

Como vimos, a dor crônica em cachorros é uma doença séria e que merece cuidado, a fim de garantir a qualidade de vida do seu melhor amigo! 

Você acha que seu pet está com alguma dor crônica? Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas.