A tecnologia e a inovação têm tido um papel cada vez mais importante tanto na medicina humana quanto na veterinária. Exames como o de endoscopia, atualmente, possibilitam análises e avaliações minuciosas e eficazes.
Uma endoscopia veterinária permite que o profissional examine todo o trato gastrointestinal do animal, identificando prováveis doenças e condições de saúde que precisarão ser investigadas.
Este exame torna possível diagnosticar gastrites, tumores ou, até mesmo indicar a localização e retirada de algum objeto estranho que seu animal de estimação possa ter engolido.
Não apenas o estômago diretamente, mas o esôfago, intestino grosso, duodeno e o reto são outros órgãos possíveis de serem examinados por meio de uma endoscopia veterinária.
Este procedimento evita cirurgias e exames considerados mais invasivos, tornando a ida ao veterinário menos complexa para o pet.
Como é feita a endoscopia veterinária
Este exame precisa de profissionais especializados para a realização, mesmo sendo considerado pouco invasivo, seguro e rápido.
O material utilizado para a realização do exame é o endoscópio, um tubo flexível com uma ponta acoplada a uma câmera iluminada. A alta tecnologia usada para fazer o exame permite imagens de ótima qualidade e aproximação da realidade dos órgãos do animal.
Indolor e eficaz, a endoscopia detecta qualquer tipo de anormalidade presente no caminho escolhido para a introdução do endoscópio.
Para o exame será necessária uma anestesia geral, já que é possível realizar pequenos procedimentos cirúrgicos como, por exemplo, recolher material para investigação futura (biópsia).
Com a endoscopia veterinária é possível identificar inflamações, úlceras, neoplasias gástricas, modificações nos órgãos e pólipos. Este procedimento é indicado para animais que apresentam sintomas como dificuldade de deglutir alimentos, vômitos constantes, diarreia crônica ou dificuldade de defecar, por exemplo.

Cuidados e preparação
Por causa da necessidade da aplicação de uma anestesia geral, a endoscopia veterinária demanda alguns cuidados e preparação do animal.
É preciso realizar uma consulta anterior ao exame para analisar as condições de saúde do paciente e indicar qualquer cuidado adicional.
Antes mesmo da endoscopia veterinária, é comum que o veterinário peça exames como ultrassonografia ou radiografia torácica e abdominal.
Todos os procedimentos fazem parte dos esforços médicos para que tudo corra como planejado na realização da endoscopia.
Quando pensamos na preparação do animal de estimação, é necessário ter em mente que a preparação varia de 08 a 48 horas e precisa de um jejum de líquidos de ao menos 4 horas.
Gatos e cachorros precisam de preparações diferentes, por exemplo, quando irão realizar uma colonoscopia os cães precisam ficar sem ingerir nenhum alimento por 24 horas, já os gatos este tempo se reduz pela metade, apenas 12 horas.
É essencial que você se informe na sua clínica veterinária de confiança e realize à risca todas as indicações de cuidados e preparação para antes do exame. Lembre-se também de tranquilizar o seu pet, procure transparecer segurança e evitar estresse desnecessários.