Tosse de cães e gatos: o que fazer caso seu pet esteja com esse sintoma?

Cof, cof, cof! Noites mal dormidas, dores nas costas, irritação — todos nós conhecemos, muito bem, a temida tosse. Assim como nós, os animais também sofrem com ela. Você conhece as principais causas de tosse de cães e gatos?

Normalmente, ela é causada por uma resposta do organismo a uma irritação no sistema respiratório. No entanto, são diversas as razões que podem levar o seu pet a apresentar este sintoma.

No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre esse problema e apresentar as principais causas. Confira!

Mas afinal, o que é a tosse?

A tosse nada mais é, que um reflexo fisiológico, cujo objetivo é expulsar algo das vias respiratórias: algum líquido, muco ou um corpo estranho. Ela é caracterizada por uma rápida expulsão de ar e pela emissão de um som característico.

Esse som, muitas vezes, pode dar uma dica da causa da tosse de seu animal de estimação:

• úmida — indicam acúmulo de fluidos (que podem ser água, muco ou até mesmo sangue) em algum ponto do sistema respiratório;
  • seca — podem indicar alergias, infecções ou problemas cardíacos;
  • aguda — está relacionada a problemas na traqueia.

Principais causas da tosse de cães e gatos

Com causas e sintomas variados, a tosse de cães e gatos não é considerada uma doença, mas um sinal de que algo está errado. Confira algumas das possíveis origens e doenças:

Alérgica

Possíveis doenças: Bronquite alérgica.

Pode ser crônica ou aguda. Está associada à inflamação dos brônquios. É conhecida, no caso dos gatos, como asma felina.

Bacteriana

Possíveis doenças: Traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis).

Embora possa, por vezes, ser causada por agentes virais, a origem da tosse dos cães é, normalmente, bacteriana. Produz uma tosse seca e persistente e é altamente contagiosa.

Viral

Possíveis doenças: gripe; traqueobronquite infecciosa canina; calicivirose; rinotraqueíte.

Vários agentes etiológicos podem causar uma infecção viral em seu pet e, quando atingem o trato respiratório, grande parte delas apresenta a tosse como um dos sintomas. O contágio pode ser por contato com outros animais contaminados, ou pelo ar.

Fúngica

Possíveis doenças: Blastomicose; histoplasmose; coccidioidomicose.

Infecções fúngicas são adquiridas com a inalação de esporos presentes no ar. Quanto mais cedo forem diagnosticadas, melhor, pois tratamentos com antifúngicos tendem a ser bastante longos.

Parasitária

Possíveis doenças: Dirofilariose (verme cardíaco); angiostrongilose (verme pulmonar).

A dirofilariose é transmitida por meio da picada de um mosquito. Por outro lado, a angiostrongilose ocorre quando o cão se alimenta de um animal que seja um hospedeiro do verme, como pequenos moluscos.

Cardiovascular

Possíveis doenças: insuficiência cardíaca.

Doenças cardíacas causam uma tosse característica, que se assemelha a um engasgo. Ela ocorre devido à incapacidade de bombeamento adequado do sangue pelo coração, o que leva a alterações em sua funcionalidade e morfologia.

Traumática

Possíveis doenças: Trauma na traqueia.

Traumas na traqueia do pet podem ocorrer por diversos motivos. O mais comum deles, no entanto, é causado pela coleira do cão, por estar apertada demais ou ser puxada abruptamente com força exagerada.

Neoplásica

Possíveis doenças: Linfoma; câncer.

Caso estejam localizados nos pulmões ou no coração, tumores podem ser os causadores de tosses persistentes em cães e gatos.

Outros fatores

Possíveis doenças: Colapso de traqueia; corpos estranhos.

O colapso de traqueia se caracteriza por alterações na anatomia da mesma; pode ter causa congênita ou acontecer graças ao envelhecimento.

Já os corpos estranhos são objetos que são ingeridos ou broncoaspirados pelos animais — brinquedos, barbantes, entre outros.

Como diagnosticar

Como se pode perceber, a tosse de cães e gatos pode estar ligada a inúmeras doenças. Animais acometidos por esses problemas podem desenvolver pneumonia, adquirir doenças secundárias, ter outros órgãos lesados e até mesmo vir a óbito.

Como as causas podem ser variadas, para o diagnóstico correto é indispensável a consulta com um veterinário de confiança. Ele contará com exames específicos, como radiografias e testes laboratoriais, para fechar um diagnóstico e aconselhar o melhor tratamento para seu melhor amigo.

Tem algum amigo que também gostaria de saber mais sobre a tosse de cães e gatos? Compartilhe esse artigo nas redes sociais!