(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

4 sinais que podem indicar hipertensão em cães

A hipertensão em cães é, infelizmente, um problema que tem crescido entre a população canina. De maneira similar ao que acontece com os seres humanos, os pets têm sido cada vez mais acometidos por alterações significativas em suas pressões arteriais.

Quando não tratado, esse problema pode trazer uma série de danos para o organismo, em especial para o sistema cardiovascular. No entanto, praticamente todos os órgãos sofrem o impacto com o aumento da pressão sanguínea, que pode inclusive levar o animal a óbito.

Por isso, precisamos conversar sobre essa situação para que os tutores saibam exatamente como identificar o problema e levar o seu animal ao médico veterinário o mais rápido possível, o que aumenta consideravelmente as chances de solução do caso. Boa leitura!

O que é a hipertensão em cães?

Pressão arterial é o nome dado à medição da pressão que ocorre dentro das artérias enquanto o coração contrai (sistólica) e relaxa (diastólica). Quando ocorrem alterações nessas estruturas e elas se tornam menos maleáveis, a pressão interna na região pode subir consideravelmente.

A hipertensão pode ser de causa primária (ocorrer primeiro e leva ao surgimento de outros problemas) que é rara ou secundária (quando ela ocorre em decorrência de um problema existente no animal).

Esse quadro pode afetar uma série de sistemas do organismo do animal. As consequências da hipertensão incluem:

  • descolamento da retina;
  • glaucoma;
  • cegueira;
  • alterações no miocárdio;
  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • problemas renais;
  • tromboembolismo.

A hipertensão pode, inclusive, levar o pet à morte. Por isso, as consultas com um veterinário são fundamentais para tratar a questão.

Quais são os principais sintomas desse problema?

1.Cansaço

Animais cansados e resistentes aos passeios que comumente faziam podem estar sofrendo com pressão alta. Apesar disso, esse sintoma pode indicar muitas outras doenças e por isso, o animal deve ser observado por um veterinário.

2.Tosse

Tosses secas e não produtivas podem indicar problemas cardíacos, especialmente quando ocorrem após a prática de algum exercício (por mais leve que ele seja).

3.Dificuldade para respirar

Um dos problemas mais comuns causados pela hipertensão é a dificuldade para respirar. Se o seu cãozinho fica muito ofegante, corra para um veterinário!

4.Agitação excessiva

O desconforto causado pela pressão alta faz com que os seus portadores se tornem ansiosos e inquietos, muitas vezes caminhando de um lado para o outro sem razão aparente.

Como a hipertensão canina é diagnosticada e tratada?

O diagnóstico da hipertensão em cães é feito por um médico veterinário, que procederá as devidas aferições da pressão com as ferramentas adequadas e observará o histórico clínico (sintomas) e outros aspectos da saúde dos animais.

O tratamento dependerá muito da causa. Normalmente, ele inclui a alteração da dieta ou do estilo de vida do cãozinho, além do uso de medicamentos específicos para reduzir a pressão arterial.

Como podemos perceber, a hipertensão em cães é um problema muito sério e que pode trazer sérias consequências para a saúde dos animais de estimação. Por isso, o diagnóstico precoce e a prevenção são os melhores métodos de lidar com essa situação. Leve sempre o seu bichinho ao veterinário para realizar check-ups periódicos!

Ficou com alguma dúvida? Para obter uma resposta, basta entrar em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição!