Insuficiência Renal em Gatos: saiba o que fazer para prevenir

Saiba como evitar que os bichanos, em especial os mais velhos, sejam acometidos por doenças renais

Um dos males que mais preocupam os donos é a insuficiência renal em gatos. Infelizmente, esse é um problema comum, especialmente em gatos mais velhos. Por conta dos problemas, o rim fica impedido de filtrar as toxinas do sangue da forma que deveria. O resultado disso é o acúmulo de toxinas na corrente sanguínea, resultando em sintomas como vômito e perda de apetite.

Os problemas renais em gatos podem fazer com que as paredes estomacais inflamem e, sem um diagnóstico precoce, os bichanos podem não resistir e morrer. A boa notícia é que quando a doença é descoberta em estado inicial, o tratamento adequado pode prolongar a vida dos felinos em até dois ou três anos, minimizando o estado de deterioração dos rins.

Como diagnosticar insuficiência renal em gatos

Não há outro jeito de diagnosticar insuficiência renal nos gatos senão levando os animais até uma clínica veterinária. Lá, um profissional especializado vai ficar encarregado de fazer os exames necessários, como o hemograma e a análise de urina. Radiografia, ultrassonografia e aferição de pressão sanguínea também podem ser pedidas.

Se o diagnóstico só ocorre por meio de exames, alguns sinais percebidos pelos donos podem ser um gatilho para que você leve o seu gato ao veterinário o quanto antes. Cansaço demasiado, perda de peso e falta de apetite são os sintomas mais clássicos. Vômitos, diarreia, aumento da quantidade de urina na caixa de areia, feridas na boca e fraqueza também estão entre as características mais relatadas.

Ao perceber um conjunto de pelo menos dois desses sintomas, procure imediatamente uma clínica veterinária para fazer os exames necessários. Em geral, gatos mais velhos têm maiores chances de serem acometidos por esse tipo de mal.

Como o problema se desenvolve

Os rins são órgãos vitais para a sobrevivência dos animais. Dessa forma, insuficiência renal pode levar um gato a óbito em pouco tempo caso não seja feito um tratamento adequado. Basicamente, o papel dos rins é o de filtrar os resíduos da corrente sanguínea e excretá-los pela urina. Quando isso não acontece, o sangue não recebe a filtragem adequada, permanecendo “poluído”.

Na tentativa de fazer esse papel, instintivamente os gatos passam a tomar mais água, na esperança de que as quantidades maiores de líquido ingeridas resultem em uma frequência maior de urina. Porém, a solução não resolve, uma vez que os resíduos permanecem na corrente sanguínea.

A doença, então, se agrava e podem ocorrer uma série de complicações. As mais frequentes incluem úlceras no estômago, anemia e infecções nos canais urinários. Além disso, há grandes chances de a pressão aumentar e, dependendo dos níveis, isso pode até mesmo causar cegueira. Quanto mais velho for o animal, mais grave é o problema.

Qual é o tratamento imediato

Uma vez que a insuficiência renal seja diagnosticada, é recomendável que o tratamento tenha início imediatamente. A internação costuma ser feita para tratamento com soro intravenoso e a aplicação de medicamentos. É possível ainda que o clínico veterinário indique um tipo específico de ração, que deve conter menos proteínas e níveis mais baixos de fósforo e sódio. Os demais sintomas são controlados também com medicamentos, administrados à parte.

De acordo com a doença do gato e com o nível de gravidade da situação, a clínica veterinária vai recomendar consultas com maior frequência para que sejam feitos novos exames e a evolução do quadro possa ser monitorada. É possível ainda que caiba ao dono o papel de aplicar soro suplementar periodicamente, mas se for o caso esse trabalho pode ficar sob a responsabilidade da clínica veterinária.

Existe alguma maneira de se prevenir?

Infelizmente, estamos falando de uma doença com características genéticas, de forma que não é um comportamento ou circunstância que vai provocar ou induzir o aparecimento de uma insuficiência renal. O que se indica é que gatos que tenham predisposição genética para esse tipo de doença não sejam cruzados.

Por fim, como já mencionamos anteriormente, esse é um problema que em geral acomete gatos adultos e idosos, portanto nesse período da vida deles a atenção deve ser redobrada. Ao perceber qualquer sinal daqueles listados acima onde falamos de diagnóstico, não hesite em procurar uma clínica veterinária para minimizar as chances de agravar a situação.

A importância da boa alimentação

A partir do diagnóstico de um quadro de insuficiência renal em gatos, independente da gravidade, será preciso prestar muita atenção na dieta do seu bichinho. Já mencionamos o fato de que a ração mais indicada é aquela com menos proteínas, fósforo e sódio. Para aqueles que costumam dar dietas caseiras para os animais, a recomendação é apostar em carnes brancas, como frango, peru e peixes, pelo fato de esses alimentos serem de mais fácil digestão.

Contudo, de forma alguma essa deve ser a única base de alimentação do animal. Uma dieta composta apenas de carne branca pode causar outros problemas, como inchaço nas juntas e fragilidade nos ossos. O ideal é compor uma dieta balanceada, incluindo vitaminas e minerais. Esse papel ficará sob a responsabilidade do médico veterinário, que dará as sugestões de acordo com o grau de avanço da doença do animal.

Tenha em mente que, em um período em que o animal não estiver se alimentando por falta de apetite, suas escolhas vão acabar recaindo sobre aqueles alimentos que ele mais gosta. Nesse caso, é melhor arriscar fazendo com que ele coma o que não deveria do que deixar o bichano passar fome. Aliás, gatos podem recusar a comida propositalmente caso não gostem do que estão vendo.