Inverno chegando: Cachorro sente frio também!

Cachorro sente frio também. E assim como os humanos, esse pode ser um dos motivos de doenças decorrentes do frio!

Quando chega o inverno, todo mundo corre para tirar do armário os casacos, os cobertores, as botas, os cachecóis e muitos outros itens para se aquecer, não é mesmo? Mas você já parou para pensar no seu cão? Cachorros sentem frio também.

Algumas raças de cães têm pelos longos, que atuam como uma espécie de cobertor natural, mas aqueles que têm o pelo mais curto podem sofrer bastante com o frio! Além disso, assim como nós, os animais também podem apresentar doenças respiratórias, gripe, febre e outras complicações decorrentes das baixas temperaturas.

Cachorro sente frio e sente as consequências do inverno. Por isso, criamos este post com dicas de como proteger seu amiguinho do frio. Confira!

Prepare um lugar quentinho

As pessoas que moram em casa com quintal precisam garantir um local quentinho para o seu cachorro ficar. As casinhas são sempre ótimas opções, mas não são as únicas. Defina um local coberto, protegido do vento e da chuva. Forre tudo com materiais que mantenham o seu amiguinho aquecido, como papelão, tecido e espuma. A intenção é separar um lugar confortável e quentinho para que ele possa passar a noite sem sofrer as consequências do tempo frio.

Deixe uma caminha à disposição

Certamente você evita andar descalço no frio, não é? Então não se esqueça de que o cachorro sente frio também. Sendo assim, compre uma caminha especial para ele — também vale improvisar uma com um pedaço de espuma e um tecido para encapar! Se as temperaturas forem muito extremas, considere separar um cobertor ou um edredom especialmente para ele. Afinal, não queremos que nossos bichinhos fiquem doentes, não é?

Providencie roupinhas

Roupas de frio para cachorro não são apenas mimos. Durante o inverno, esses itens são importantes para mantê-los aquecidos. Os grupos de pets que sentem mais frio são os gatos, os cães de pelo curto, os animais idosos, os filhotes e os mais magrinhos.

A escolha da peça não deve ser pautada apenas pela beleza. O melhor é optar por aquelas de algodão ou de malha. Tecidos sintéticos, tricôs e lãs devem ser evitados. Além disso, atenção ao tamanho! Não vale comprar roupinhas grandes ou pequenas demais e deixar o bichinho incomodado!

Uma dica: cachorros peludos e gordinhos são capazes de suportar o frio. Por isso, evite colocar roupinhas neles.

Diminua a frequência dos banhos

Veterinários recomendam que a frequência dos banho diminuam à medida que as temperaturas diminuam. Converse com o profissional que acompanha o seu pet e veja qual é a sugestão dele.

Em geral, o indicado é evitar banhos em dias muito frios. Caso o cão necessite de um banho, o ideal é levá-lo ao veterinário para que ele receba os cuidados adequados e não corra o risco de ficar doente. Após o banho, procure deixá-lo em casa para evitar que ele sofra com mudanças bruscas de temperatura e tenha um choque térmico.

Escolha o horário mais quente para passeios

Às vezes, é complicado escolher um horário para o passeio, mas sempre que possível opte por sair de casa nos momentos mais quentes do dia. O que não vale é abrir mão dos exercícios e das caminhadas. Se as temperaturas despencarem, procure fazer atividades dentro de casa mesmo.

Preste atenção ao sinais de frio

Sempre observe o seu cão! Um sintoma que indica que ele não está confortável com o clima frio é a tremedeira. Além disso, quando ele apresenta partes do corpo geladas, como o focinho, as patas e as orelhas, é um alerta de que está com frio. Se você notar um desses sinais, tome alguma das medidas citadas para deixá-lo aquecido.

Você tem mais alguma dica ou recomendação que ajude quando seu cachorro sente frio? Deixe um comentário!