Assim como os seres humanos, os pets podem ser acometidos por doenças cardiovasculares. O coração é um músculo que trabalha muito e, por isso, pode apresentar alterações fisiológicas com o passar do tempo, ou como consequência de outras doenças apresentadas pelo animal.
Existe também a possibilidade do pet já nascer com uma cardiopatia, as chamadas congênitas.
Há diversos tipos de tratamentos para essas questões. Algumas delas têm indicação de tratamento medicamentoso e outras necessitam de cirurgia.
Na medicina, as cirurgias cardíacas são parte da rotina, mas na veterinária, a realidade é diferente. No entanto, estamos avançando nesse campo e uma das novidades é a implantação de marcapasso em cães.
Mas, afinal, o que é esse procedimento? Como ele funciona? Quais são suas indicações? Confira a resposta para essa e outras perguntas, logo abaixo!
O que é um marcapasso de cachorro e como ele funciona?
Marcapasso é o nome dado a um dispositivo implantado, de maneira cirúrgica e completamente indolor, nas proximidades do coração. Em o marcapasso em cachorro é normalmente colocado na região do pescoço do animal.
Sua função principal é regular as batidas do coração, que podem se encontrar comprometidas em razão de uma série de doenças. O marcapasso impede que o coração bata de forma não harmônica, inadequada para bombear o sangue.
O modelo de marcapasso para cães ideal será determinado pelo médico veterinário responsável.
Quais são as indicações para seu uso?
O marcapasso para cachorros é indicado quando o coração do seu pet não está batendo da forma que devia. Isso pode ocorrer por uma série de fatores. Alguns deles são:
• bloqueios elétricos entre as câmaras cardíacas (átrios e ventrículos);
• síndrome do nó sinusal
Tais doenças acarretam sintomas de doenças cardíacas específicos, como desmaios, cansaço e dificuldades para respirar, por exemplo. Elas podem ser diagnosticadas com o auxílio de exames, como o ecocardiograma e o eletrocardiograma.
Como é feita sua colocação?
A colocação do marcapasso em cães é feita por meio de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, considerado seguro e com ótimos resultados, tanto na medicina quanto na área veterinária.
A cirurgia conecta o marcapasso a eletrodos que serão introduzidos na jugular e conectados ao coração do animal. O dispositivo, então, mandará os sinais diretamente para o músculo cardíaco.
Qual é o profissional indicado para fazer o procedimento?
O profissional indicado para realizar a colocação de marcapasso em cães é o médico veterinário especializado em cardiologia intervencionista e cirurgia cardiovascular. Poucos profissionais têm a qualificação necessária para esse tipo de procedimento.
Vale lembrar que, no Brasil, esse tipo de cirurgia ainda se trata de uma novidade não muito difundida.
Por isso, busque sempre profissionais qualificados e atualizados e hospitais bem equipados para verificar se há a possibilidade de realizar a colocação do marcapasso em seu amado cãozinho.
O Hospital Veterinário Vet Quality é um dos poucos na América Latina que possui um serviço de cirurgia cardiovascular qualificado para realizar este procedimento e outros tipos de terapias cardiovasculares para seu pet.
Gostou de conhecer mais sobre a colocação de marcapasso em cães? Esse é um procedimento inovador e realizado apenas nos melhores centros veterinários do Brasil.
Por isso, procure sempre o melhor para seu pet e busque uma alternativa para trazer mais qualidade de vida para ele junto da sua clínica veterinária de confiança!
Gostaria de ficar sempre por dentro das novidades e publicações do Vet Quality? Então, fique à vontade para curtir nossa página no Facebook! Por lá, você será sempre avisado sobre o que há de novo em nosso blog e no site. Até a próxima!
Deixe uma resposta