As mudanças climáticas e saúde animal tem uma ligação direta e precisa de atenção dos tutores
Assim como as várias semelhanças com os seres humanos, as mudanças climáticas e saúde animal tem suas influências.
Nos últimos anos, temos visto que locais que eram conhecidos por serem mais gelados, estão cada vez mais ensolarados, enquanto em outros lugares, as fortes chuvas e clima frio estão mais frequentes.
Quando se trata dos humanos, o clima variado entre muito frio e muito quente, afeta diretamente o nosso sistema imunológico, o que causa alguns problemas de saúde, como a gripe, por exemplo.
No entanto, os cães e gatos também podem sentir mudanças de temperatura e sofrer com isso.
Pensando nisso, hoje o Vet Quality separou um artigo com alguns detalhes para você entender como as mudanças climáticas e saúde animal estão relacionados. Confira!
Mudanças climáticas e saúde animal: qual a relação?
Você já deve ter percebido que os animais de estimação também possuem alguns hábitos que são determinados em algumas estações do ano. Prova que mudanças climáticas e saúde animal estão relacionadas.
No verão, por exemplo, é normal que os animais fiquem mais preguiçosos com o calor e busquem formas para se refrescar.
Já na época do inverno, os animais buscam as melhores formas para se protegerem, o que muitas vezes, pode fazer com que o contato físico com o seu dono seja maior.
Independente de qual seja a estação, fato é que as mudanças climáticas atrapalham a vida do pet, principalmente se o sistema imunológico do pet está mais enfraquecido.
Por isso, é importante que o tutor entenda quais são as necessidades do seu pet durante épocas de muito calor ou frio, mas também durante o outono, que é bastante conhecido por suas mudanças drásticas de clima.
Cuidados com os animais no outono
O outono é caracterizado por dias mais curtos, com temperaturas mais secas e frias, e é marcada principalmente pela queda das folhas das árvores sazonais.
Durante essa estação, é normal que a procura por consultas veterinárias aumentem em 30%, sendo os casos mais comuns problemas respiratórios, oftálmicos e até mesmo articulares.
Diante disso, trouxemos algumas informações e dicas de cuidados com os pets durante o outono.
Tome cuidado com a gripe
Como vimos, durante essa estação do ano, o clima fica mais frio e com baixa umidade, o que propicia maior propagação de doenças respiratórias provocadas por vírus ou bactérias.
Os filhotes e animais idosos são os que mais podem sofrer com a gripe, devido à baixa imunidade frequente nos dias de outono. Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana, como:
- Tosse
- Febre
- Coriza
- Espirros
- Falta de apetite.
Uma ação que pode auxiliar na regressão desses problemas no organismo do animal é o uso de inalação, orientada pelo médico veterinário.
É importante ressaltar que os passeios durante o início da manhã e o final da tarde devem ser evitados, já que esses períodos são mais frios desta estação do ano.
Proteja o local onde ele dorme para que não pegue muita friagem. Uma boa opção é forrar sua caminha com jornal ou colocá-la em uma posição em que não pegue vento.
Mantenha os pets hidratados
Como a temperatura cai gradualmente, os pets não sentem vontade de beber água. Com isso, muitos se sujeitam à desidratação, especialmente os animais idosos, que permanecem mais tempo sem atividades físicas.
Além de deixar água fresca e limpa sempre disponível para o seu amigo de quatro patas, é importante oferecer outras opções, como alimentos com maior teor de água, como frutas que possam ser ingeridas pelos animais.
É válido destacar que não são todas as frutas que fazem bem para cães e gatos, por isso, cheque com o veterinário a melhor forma de hidratar o seu amigo.
Mantenha a vacinação em dia
Outro ponto com grande importância é manter a vacinação dos animais domésticos em dia. Os pets precisam ser imunizados anualmente contra diversas infecções.
Para orientações sobre a vacinação do seu animal de estimação, procure uma clínica veterinária de sua confiança. São esses profissionais que poderão definir o melhor protocolo vacinal do seu pet.
Conheça o Vet Quality e todas as especialidades de atendimentos exclusivos para seu pet!
Deixe uma resposta