Oncologia Veterinária

A Oncologia Veterinária é a área responsável por tratar o câncer em animais, costumeiramente cachorros e gatos.

Assim como acontece com os seres humanos, o aumento da expectativa de vida dos animais acaba trazendo consigo algumas doenças decorrentes da idade avançada.

Ao mesmo tempo em que a medicina veterinária evoluiu para proporcionar uma boa qualidade de vida e tratamentos para os mais variados problemas de saúde dos animais, o avanço na idade dos nossos amigos acaba fazendo com que alguns deles sofram com as neoplasias, popularmente conhecidas como câncer.

As neoplasias em cães e gatos acontecem quando as células de algum tecido começam a se multiplicar desordenadamente e formam o tumor, que afeta o funcionamento do órgão em questão e pode levar à morte.

Essas células cancerosas ainda podem transitar pela corrente sanguínea, sendo transportadas para outros órgãos, onde também vão se multiplicar sem controle, causando as metástases. Um dos órgãos mais acometidos pelas metástases em animais é o pulmão.

Vale lembrar que nem todo tumor é um câncer: existem também os tumores benignos, que são restritos ao órgão em que surgiram. Porém, o mais indicado é remover essa massa de células se ela começar a crescer rapidamente.

Agendar a Consulta: (11) 5097-9642

Área de Oncologia Veterinária

O ramo da medicina que estuda e trata as neoplasias em animais é a Oncologia Veterinária, uma das especialidades do Vet Quality Clínica Veterinário 24 Horas. De acordo com as pesquisas dessa área, os cânceres caninos são mais comuns em fêmeas do que em machos, sendo que o tipo mais frequente são os cânceres de pele, mama, testículo e os linfomas. A doença também pode atingir órgãos como pulmão, fígado, útero e ovários.

O Vet Quality Hospital Veterinário 24 Horas oferece consultas com o Veterinário Oncologista com horário agendado e dispõe de todos os equipamentos e infraestrutura para realizar exames laboratoriais, de imagem e fazer os procedimentos necessários para o tratamento da doença.

Prevenção do câncer em animais

Algumas formas de prevenção das neoplasias animais são a castração (previne câncer de mama e do aparelho reprodutor) e o uso de filtro solar para pets nas raças mais propensas a desenvolver essa variedade da doença, como os golden retrievers, os labradores e os boxers.

Visitas ao veterinário oncologista

Como é muito difícil que o dono identifique sinais de uma neoplasia em fase inicial em seu animalzinho, recomenda-se visitas periódicas ao Veterinário Oncologista, que é especializado em verificar a presença de sintomas, fazer o diagnóstico e promover o tratamento do pet.

Diagnóstico

Assim como nos casos de câncer em humanos, quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de cura. O diagnóstico de um câncer animal é feito por meio de exames laboratoriais e de imagem, como os raios-X e a ultrassonografia. Ainda, pode ser realizada um biópsia, que consiste na retirada de uma amostra do tumor para análise.

Tratamentos da Oncologia Veterinária

Os tratamentos realizados pelo Veterinário Oncologista se dividem em paliativos e curativos. Os paliativos são as medidas tomadas quando não há chance de cura, com o objetivo de dar a melhor qualidade de vida para o animal, aliviando a dor e melhorando suas funções vitais. Os tratamentos curativos, por sua vez, têm como função livrar o animal da doença, o que pode ser feito por cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

No caso da cirurgia, remove-se todo o tumor maligno e os tecidos adjacentes – porém, essa opção nem sempre é possível, como nas neoplasias do sangue. Caso o tratamento seja por quimioterapia, o bichinho poderá sofrer alguns efeitos colaterais como diarreia, vômitos e perda de peso.

Onde encontrar médico veterinário oncologista em SP?

O Vet Quality Hospital Veterinário 24 Horas conta com uma equipe especializada em Oncologia Veterinária, preparada para cuidar do seu animalzinho no caso de ele ser acometido por uma dessas doenças.

Vet Quality Hospital Veterinário 24 horas – Oncologia Veterinária:

Rua Vieira de Morais, 1862 – Campo Belo, Zona Sul de São Paulo – SP