Otite canina: Aprenda quais são os sintomas e como tratar o seu pet

Essa doença auditiva incomoda os pets, mas pode ser evitada e, se for o caso, tratada com alguns cuidados veterinários

Os cães ouvem muito bem e são capazes de reconhecer os seus passos a metros de distância. No entanto, nas orelhas fofas desses pets pode surgir em algum momento da vida a chamada otite canina.

Os animais possuem canais auditivos longos e, por isso é comum o desenvolvimento dessa doença, que atinge as orelhas dos pets.

Trata-se de uma inflamação que todos os pets podem manifestar, mas é mais frequente em algumas raças.

Cocker Spaniel, Dachshund, Labrador e Golden Retriever, animais que têm orelhas mais longas, tendem a ter a região abafada, o que aumenta o risco de proliferação de fungos e bactérias, causadores da otite.

Além dos fungos e das bactérias, outros fatores também podem levar ao desenvolvimento da otite canina.

Parasitas, como pulgas e carrapatos, podem se instalar na orelha do cão e causar a inflamação. A produção excessiva de cera também aumenta as chances de desenvolver o problema.

Para que o seu peludo não sofra com esse incômodo, saiba identificar os primeiros sintomas sintomas da otite, como agir após o diagnóstico e como prevenir a doença:

O que é a otite canina

Otite é o nome dado a uma inflamação no canal auditivo. Em cães, existem três tipos de otite: a externa, a média e interna. Os nomes são dados de acordo com a região do canal auditivo que está inflamada.

Os causadores da otite nos cães são diversos. A forma mais comum da doença é causada pela presença de fungos que se proliferam no canal auditivo.

Além disso, carrapatos, pulgas e ácaros também podem provocar irritação no canal auditivo, causando a inflamação. Já quando bactérias entram na região da orelha e se proliferam, desenvolve-se a otite infecciosa.

Outros fatores, como sarna, traumas, quedas ou algum corpo estranho dentro das relhas dos pets também podem provocar a otite.

Não deixe de ver – Pulgas e carrapatos? Aprenda a prevenir e tratar esse incômodo!

Principais sintomas

Como existem diferentes tipos de otites e, os sintomas apresentados são variados.

Porém, o principal sinal de que algo está errado com o canal auditivo do seu pet é a coceira intensa na região.

Algumas consequências da coceira excessiva, como queda de pelos e machucados, também podem aparecer no local. O cachorro pode chorar enquanto coça a região, já que a inflamação causa bastante dor nos peludos.

Por isso, fique de olho para saber se seu cachorro está se coçando mais do que o normal.

Fique atento também ao cheiro da orelha do cachorro. Otites infecciosas e fúngicas provocam alterações no odor.

Se o seu cachorro começar a entortar a cabeça para um dos lados, confira a orelha correspondente para ver se encontra algum sinal de inflamação. Nesse caso, se o seu pet estiver com otite, a região dos ouvidos ficará mais avermelhada que o normal.