(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Pet com pata quebrada? Saiba o que fazer para um cuidado eficiente

Os cuidados que temos com nossos animais de estimação não os deixam isentos de sofrer acidentes, aprenda a agir de maneira correta com um pet com a pata quebrada em casa

Cães e gatos hoje são considerados membros da nossa família e muitos deles levam “uma vida de rei”. Os privilégios que recebem, é claro, não são à toa: são inúmeros os benefícios que o convívio com animais de estimação nos traz.

Apesar disso, imprevistos acontecem independentemente do quão ativo e enérgico nosso amigo peludo é. Brincadeiras vigorosas ou um portão aberto permitindo acesso à rua — culminando em atropelamento — podem resultar em um cão com a pata quebrada.

Gatos, ainda que muito ágeis, podem se distrair, se desequilibrar e se machucar até mesmo durante seus hábitos corriqueiros de escalar móveis.

Quando isso acontecer, o que você deve fazer é manter a calma, frear o desespero e encaminhar o animal imediatamente ao veterinário. Mas você sabe quais os cuidados corretos a tomar antes de levá-lo à clínica? Para responder a essa questão, preparamos este artigo para você! Boa leitura!

Identifique a lesão

Nem sempre estamos junto com o nosso pet quando os acidentes acontecem. Você pode chegar em casa, após um dia de trabalho, por exemplo, e se deparar com seu amigo machucado.

Além disso, a fratura pode não ser tão visível. Portanto, observe se seu cão ou gato apresenta qualquer comportamento diferente do habitual.

Note se ele está mancando (evitando colocar a pata no chão), se está apático e pouco ativo, não tem apetite ou se sente dor e certo nervosismo quando você toca nele. Em resposta ao medo e à dor, cães podem se tornar um pouco agressivos — mesmo os dóceis — e os gatos podem se esconder para não serem examinados.

Imobilize o seu pet

É fundamental que você mantenha seu animal imóvel para evitar que a fratura se agrave. Lembre-se de manipulá-lo sempre com calma e tente lhe transmitir tranquilidade. Seja paciente e amoroso com ele. O vínculo que vocês têm fará com que ele se sinta mais confortado e seguro.

Para os cachorros, talvez seja necessário o uso de uma focinheira. Se ele não possui uma, você pode improvisar com cordas, panos ou cadarços — que não sejam cortantes. Com a ajuda de outra pessoa, dê algumas voltas ao redor do focinho e então prenda a corda atrás da cabeça do cão.

Não manipule o membro fraturado

O ideal é que você não toque na pata quebrada do seu animal de estimação. Além de ele poder reagir negativamente às suas investidas, mesmo que com boas intenções, você pode piorar a situação. Mas, se for necessário manejar o local, faça com cautela e sem movimentos bruscos.

Jamais tente colocar o membro no lugar e não faça uma tala. Procure, apenas, deixar a pata na posição anatômica. Você pode fazer rolinhos com toalhas para servirem como apoio ou usar um cobertor pesado para manter o membro protegido. Se não for possível fazer isso com facilidade, não force.

Limpe a lesão

Você saberá que a fratura é exposta se puder enxergar um pedaço de osso perfurando a pele. Se você não esteve presente no momento do acidente, pode ser que o cão ou gato já tenha lambido bastante a ferida e não ocorram mais sangramentos.

Caso ainda haja sangramento, não faça torniquetes. A falta de fluxo sanguíneo pode necrosar os tecidos, levando a uma amputaçãopressupostamentedesnecessária da pata quebrada. Apenas utilize um pano limpo para conter o sangramento, fazendo uma leve pressão com as mãos.

Em ambos os casos, limpe bem o ferimento somente com água ou soro fisiológico e cubra com uma gaze ou pano estéril.

Improvise uma maca

A melhor maneira de transportar o pet com pata quebrada é com uma maca. É pouco provável que você tenha uma em casa, mas com cabos de vassoura e lençóis ou cobertores você consegue improvisar uma.

Com muito cuidado, posicione a padiola ao lado do animal e arraste-o devagar para cima. Tente acomodar seu amigo de maneira que ele se sinta confortável e que não apoie o peso do seu corpo sobre o membro lesionado.

Não dê medicamentos sem recomendação veterinária

Mesmo que sua intenção seja aliviar a dor do seu companheiro, nunca dê remédios para ele sem orientação de um profissional. Muitos medicamentos receitados para cães e gatos são os mesmos que os humanos usam, mas a dosagem é diferente.

Também não aplique pomadas ou cremes na lesão que, além de não serem especificamente recomendados, podem contaminar o machucado e gerar uma infecção.

Leve o pet a uma clínica ou hospital veterinário 24h

Encaminhe seu pet com pata quebrada a uma clínica ou hospital com atendimento 24 horas que tenha boas referências e profissionais qualificados.

Procure informações e não se baseie apenas na localização para escolher a clínica. Além disso, o estabelecimento deve oferecer serviços e equipamentos adequados, pois o animal precisará de radiografias e, talvez, de cirurgia e internação.

Após a avaliação precisa do estado do seu pet, no hospital, o médico-veterinário aplicará analgésicos para eliminar a dor, anti-inflamatórios e antibióticos próprios para o tratamento assertivo.

Seja cauteloso na recuperação

A gravidade do caso e a condição do seu animalzinho irão ditar o tempo necessário para que a fratura cicatrize e ele se recupere. O importante é que você tenha paciência e atenção com o seu amigo. Ele certamente vai ter alguma dificuldade para se locomover, mas os animais costumam se adaptar com rapidez às adversidades.

Deixe-o em repouso o máximo que conseguir, seja carinhoso com ele e modifique na casa qualquer coisa que gere muito esforço ou crie dificuldades. Troque a cama do seu gato de lugar, caso ela fique num local alto, por exemplo, e facilite o acesso à comida e água fresca.

Sabemos que acidentes acontecem e é difícil premeditá-los. Mas, é bom ser prudente: mantenha seu cão sempre na guia quando estiver passeando com ele e evite atropelamentos; instale telas de proteção nas janelas, caso você more em apartamento; e previna o seu gato de sofrer quedas — mesmo habilidoso, ele pode se distrair com passarinhos ou insetos. Saiba mais dicas de como evitar acidentes com animais de estimação.

E então, nosso artigo sobre o que fazer para melhor cuidar de pet com pata quebrada foi útil e esclarecedor para você? Ficou com alguma dúvida a respeito? Entre em contato com a Vet Quality, teremos prazer em atendê-lo!