(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Feridas Na Pele de Cães: Como Tratar Corretamente?

A pele é o maior órgão do corpo, revestindo-o por inteiro. Por isso, ela está sempre suscetível a receber traumas que causem lesões, ou a doenças oportunistas

Diversas razões podem levar ao aparecimento de uma ferida na pele de cães, e seu surgimento deixa a maioria dos tutores preocupados. Afinal, o que pode estar acontecendo ao seu animal de estimação?

Confira alguns motivos que podem fazer seu animalzinho passar por isso:

Possíveis causas

Bactérias

A piodermite é a infecção bacteriana mais comum em cães. Normalmente, acomete a área do tronco do cão, e, entre seus sintomas, estão coceira intensa e úlceras avermelhadas.

Fungos

A infecção fúngica mais comum, por sua vez, é a dermatofitose, que é transmitida normalmente por meio do contato com um cão que possui a doença. Ela causa alopecia (perda de pelos) e lesões avermelhadas.

Alergias

As alergias são causadas por inúmeros fatores. Entre todas elas, a alergia a picada de pulga é bastante recorrente na dermatologia veterinária.

Na realidade, o fator alérgeno, neste caso, é a saliva do parasita. Ao picar o animal, a reação alérgica é desencadeada e ocorre um prurido (coceira) intenso, que causa lesões na pele e perda de pelo.

Umidade

Esse fator facilita a proliferação de bactérias após qualquer lesão na pele — uma picada de mosquito, por exemplo — o que causa a dermatite piotraumática, ou dermatite úmida aguda.

Suas lesões, semelhantes a queimaduras, podem se espalhar por todo o corpo do animal. As raças de pelagem média, como labrador, golden e pastor alemão, são as mais afetadas.

Sarna

Causada por ácaros, a sarna é velha conhecida dos donos de cães. No caso da escabiose ou sarna sarcóptica, ela pode ser muito contagiosa, sendo inclusive uma zoonose, podendo ser transmitida aos humanos.

Já a sarna demódecica, também conhecida como sarna negra, não é contagiosa, mas genética. Suas feridas na pele podem liberar secreção e possuem um cheiro bem forte.

Lambedura

Os cães podem lesionar a própria pele por lamber — e, por vezes, morder — áreas como as patas.

Isso pode ocorrer por estresse, causado, entre outros fatores, por ficar muito tempo sozinho ou por ansiedade de separação, ou caso seu animalzinho sinta dores (nas articulações, por exemplo).

Outras causas

Existem algumas outras causas que podem ocasionar a ferida na pele de cães: queimaduras, leishmaniose, brigas com outros animais, carcinomas, vasculite (inflamação nos vasos sanguíneos), alterações metabólicas e, por vezes, maus tratos.

Caso você saiba que algum animal está sofrendo maus tratos, não hesite em denunciar!

Possíveis complicações

Caso não recebam tratamento imediato e adequado, as feridas na pele em cães podem evoluir para:

  • infecções;
  • abcessos;
  • miíases (bicheiras);
  • metástases (em caso de carcinomas).

Como tratar feridas na pele

Embora nada substitua o atendimento de um médico veterinário, caso a ferida seja bastante superficial e você conheça sua origem (um arranhão, por exemplo), existem medidas que podem ser tomadas em casa:

  • higienize as mãos;
  • imobilize o animal, fazendo com que se sinta seguro;
  • corte os pelos ao redor do ferimento;
  • caso haja sangramento, pressione uma toalha limpa sobre ele por alguns segundos, até que seja estancado;
  • limpe a ferida com soro fisiológico;
  • utilize um antisséptico (uma solução de uma parte de iodo para nove de água, clorexidina ou líquido de Bürow).

Não é recomendado usar esparadrapos ou nada que abafe a ferida. Isso transformará a área em um local perfeito para a proliferação de bactérias anaeróbias, que morrem em contato com o oxigênio.

Em seguida, providencie um colar elisabetano para seu cão, caso a lesão esteja ao alcance dele. Isso evitará lambidas ou coceira, piorando o caso.

É importante frisar que esses passos são medidas paliativas. Alguns casos, como mencionamos, podem ser bastante sérios e urgentes. Apenas um médico veterinário pode diagnosticar corretamente a causa da ferida na pele de cães e indicar o tratamento adequado, que pode ser por meio de antibióticos, anti-inflamatórios, shampoos, pomadas etc.

E você, já lidou com essa situação? Quer nos contar o que causou a ferida e dar alguma dica a outros tutores de cães? Contribua deixando um comentário abaixo e não deixe de conhecer a nossa clínica veterinária!