(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Quais os Possíveis Motivos Para o Sangue nas Fezes do Cachorro?

A presença de sangue nas fezes dos pets pode ser um sintoma de algum problema bem grave, mas algumas vezes ele pode indicar situações corriqueiras e de simples resolução

Fazer a limpeza diária das necessidades do seu melhor amigo e se deparar com sangue nas fezes do cachorro é extremamente preocupante e assustador. A maioria dos tutores, ao se encontrarem em situação parecida, entram em desespero. No entanto, em casos assim, o primeiro passo é tentar manter a calma.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura, confira informações sobre as possíveis causas para esse problema e saiba como identificar os diferentes tipos de sangramento. Boa leitura!

Tipos de sangramento

O sangramento por meio das fezes não se apresenta sempre de um mesmo modo. Ele pode ser do tipo melena ou hematoquezia, e sua identificação correta pode dar boas dicas de sua causa, visto que suas origens são diferentes.

O sangue do tipo hematoquezia tem como principal característica ser vermelho vivo, na maior parte das vezes indicador de que não houve a digestão dele. Isso quer dizer que o sangramento é proveniente da porção final do intestino, como o cólon ou o reto do animal.

Com o tipo melena ocorre justamente o contrário: o sangue é escuro, normalmente malcheiroso e completamente misturado às fezes. Isso significa que foi digerido e é oriundo de porções superiores do sistema digestivo. Em outras palavras, revela que ele percorreu o mesmo caminho dos alimentos na formação do bolo fecal.

Causas do sangue nas fezes do cachorro

Como mencionamos, há diversos motivos, dos menos aos mais graves, que podem ocasionar a presença de sangue nas fezes dos animais. A seguir, conversarmos um pouco sobre as principais causas de sangramentos fecais:

Ressecamento das fezes

Assim como acontece com os humanos, a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode indicar que ela esteja muito ressecada, causando feridas e fissuras durante a evacuação. Nesses casos, é necessário investigar a causa do ressecamento — que podem incluir idade, problemas como hipotireoidismo e, é claro, alimentação e hidratação inadequadas.

Parasitas

As verminoses são uma das principais causas de sangramentos nas fezes. Como muitas vezes elas completam seu ciclo ao se alojarem no intestino ou no estômago, causam lesões que podem sangrar. Um simples exame de fezes pode diagnosticar o verme que está parasitando seu cão. Com isso, o vermífugo ideal será recomendado.

Presença de corpos estranhos

Que os cães são animaizinhos curiosos todos nós já sabemos. O que poucos entendem é que, alguma vezes, o excesso de curiosidade pode se tornar um perigo para o cachorro, na medida em que ele pode ingerir objetos cortantes ou pontiagudos. Tais corpos estranhos podem causar lacerações no interior do corpo do animal, acarretando em sangramento.

Doenças virais

Algumas doenças causadas por vírus, como a parvovirose, têm como principal sintoma a expulsão de fezes em forma de jatos, de odor fétido e muito sanguinolentas. Caso seu pet apresente esse sintoma, corra imediatamente para um veterinário para que o tratamento adequado seja iniciado.

Envenenamento

Embora causem sintomas diversos devido à variedade de venenos possíveis, envenenamentos e intoxicações podem deixar as fezes do seu cãozinho com sangue por causarem hemorragias muito sérias no animal. Hematomas sem explicação e sintomas neurológicos também servem de alerta.

Além desses fatores, outros podem causar o problema: presença de protozoários; inflamações e infecções; distúrbios gastrointestinais; dieta; estresse; uso de alguns medicamentos; imprudência alimentar, etc. Apenas um médico veterinário pode determinar a causa com precisão!

Como podemos ver, a presença de sangue nas fezes do cachorro pode indicar ou não um problema sério. De qualquer forma, ao identificar o problema, é imprescindível levar o pet a um veterinário de confiança imediatamente, para que exames sejam feitos e a causa, determinada. Dessa forma, o prognóstico mais adequado será efetuado e o tratamento, mais certeiro!