(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Com Qual Frequência Devo Levar o Meu Pet ao Veterinário?

Boa parte dos tutores subestima a importância de consultas regulares e costuma levar o pet ao veterinário com o surgimento de sintomas, que normalmente indicam algo mais sério

Iniciaremos o post com um questionamento: com qual frequência você vai ao médico?  A resposta para isso pode, é claro, variar. Existem pessoas que buscam check-ups rotineiros, enquanto outras deixam as águas rolarem e só procuram um atendimento quando estão doentes.

Infelizmente, o hábito de deixar para ir ao médico apenas ao adoecer pode ser estendido também aos nossos animais de estimação.

Quer saber com qual frequência devemos levar os animais ao veterinário? Continue a leitura!

Quando levar o pet ao veterinário?

Parar de postergar visitas periódicas ao consultório veterinário pode fazer toda a diferença na expectativa de vida do seu melhor amigo, e a execução desse hábito deve ser rotina em todas as fases da vida do animal.

Investir em consultas frequentes possibilita o diagnóstico precoce de doenças e um melhor prognóstico das mesmas, com maiores chances de cura. No entanto, a frequência recomendada em cada uma das fases pode variar.

Filhotes

Quem acredita que filhotes não precisam ir ao médico está redondamente enganado. Eles são, na realidade, bastante sensíveis e precisam ser acompanhados de perto, pois há uma alta taxa de mortalidade nessa fase da vida.

Para eles, são recomendadas consultas mensais até que atinjam os seis meses de idade. O médico veterinário avaliará o desenvolvimento e o estado geral de saúde do animalzinho e iniciará o protocolo de vacinação e vermifugação. Caso desejado, o médico veterinário também poderá programar a castração do jovem paciente. Veja também, como funciona a vacinação de gatos no primeiro ano de vida.

Adultos

No geral, são considerados adultos os animais acima dos seis meses até os sete anos de idade. Essa contagem pode variar de acordo com a espécie, raça e porte do animal.

Caso seu pet esteja dentro dessa faixa, as suas consultas podem ser realizadas anualmente. Nelas será feito um check-up completo, o reforço das vacinas e uma avaliação da saúde do animal.

Idosos

Os animais idosos devem ser acompanhados regularmente e, por isso, são recomendadas consultas semestrais para os nossos velhinhos. Com eles, é necessária uma atenção redobrada para garantir uma terceira idade confortável!

Nessa fase são necessários exames mais completos, inclusive os de imagem, como ultrassonografias e raio x, para uma avaliação mais minuciosa. Além deles, são feitos os check-ups habituais e o reforço anual de vacinas. Confira cinco cuidados para ter com o cachorro idoso.

O que é avaliado nessas consultas?

Em todas as visitas de rotina ao veterinário é feita uma anamnese completa do animal, que consiste em uma entrevista com o proprietário e na examinação física do pet.

No exame físico, além da auscultação cardíaca e pulmonar, da medição da temperatura e da hidratação e da apalpação em busca de alterações, é feita a observação das mucosas, da boca, orelhas, nariz e olhos. Há também uma procura por ectoparasitas.

São requisitados, então, os exames de check-up, que normalmente envolvem hemogramas, testes bioquímicos, função renal e hepática e exames de fezes e urina. Outros exames são pedidos a critério do médico veterinário.

Vale também lembrar que animais de raças diferentes atingem as faixas etárias em tempos diferentes. Apenas o seu veterinário poderá determinar com precisão a periodicidade de consultas necessárias baseado na individualidade de seu pet!

Demonstre todo o seu amor e não deixe de levar o pet ao veterinário regularmente! Isso garantirá muitos e muitos anos na companhia do seu amigo!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário e aproveite para conhecer nossa clínica veterinária!