Quanto custa uma consulta veterinária? Descubra!

Saiba como promover bem-estar ao seu pet!

Quem tem um pet em casa sabe que, ao menos uma vez por ano, precisará desembolsar uma quantia de dinheiro para mantê-lo feliz e saudável. O mais importante não é quanto custa uma consulta veterinária, e sim o bem-estar do seu bichinho de estimação.

É praticamente impossível precisar o preço de uma consulta. Cada animal é único e deve ser avaliado individualmente para que receba os cuidados que necessita.

Veterinários de confiança só podem fazer um diagnóstico do animal e iniciar possíveis tratamentos após um exame cuidadoso e ao vivo. Apenas uma foto ou um vídeo não resolvem, pois diferentes doenças têm sintomas parecidos que variam de animal para animal.

Em uma consulta, o profissional vai avaliar clínica e fisicamente o seu pet. Ele será capaz de analisar alterações de comportamento, lesões, problemas visíveis, e, ainda, apalpar determinadas regiões e usar instrumentos, como o termômetro, para verificar a saúde do animal.

São profissionais especializados durante o dia inteiro! Consulte, veterinário 24 horas!

Se for preciso, o veterinário solicita exames complementares, como o  de sangue, o de urina, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiograma, o raio x veterinário, e muitos outros. Esses testes são cobrados a parte e encarecem a consulta.

É só depois, com todos os resultados entregues, que o profissional vai poder diagnosticar o animal e então receitar remédios, alimentação especial, roupas, acessórios e outros itens que você deve adquirir para deixar o seu bichinho de estimação 100%.

Todo esse processo que vai além da consulta acaba encarecendo a visita. É por isso que muitos tutores, quando pensam no quanto custa uma consulta veterinária, a consideram cara e evitam levar os pets ao veterinário.

Embora os tutores tenham muito amor e carinho para com o pet, nem todos têm a mesma condição financeira. No entanto, nenhum animal deve ficar sem atendimento veterinário.

Se você não pode arcar com os custos, considere criar uma poupança, separando um valor mensal para o seu pet, que será usada sempre que necessário. Além disso, negocie a forma de pagamento com a clínica veterinária. Sempre há um jeito de pagar a visita.

Se essas possibilidades ainda estão fora do seu orçamento, procure uma clínica veterinária ou uma ONG que faz o atendimento gratuito. Eles ficarão felizes em ajudar o seu pet a manter ou recuperar a saúde!

Os principais procedimentos realizados nas clínicas

Embora um hospital veterinário de qualidade seja capacitado para realizar diversos atendimentos em cães em gatos, alguns serviços e procedimentos são mais comuns. Quanto mais complexo, mais alto é o preço:

Check up

O Check Up veterinário é muito importante. Os animais de estimação têm de ir às consultas periódicas ao menos uma vez ao ano. Filhotes, animais idosos ou que já apresentam algum problema de saúde precisam de mais visitas. Nela, é possível identificar verminoses, verificar os dentes, desvendar doenças silenciosas e muito mais.

Vacinação

Todos os pets devem receber a vacinação completa, pois elas previnem doenças, inclusive aquelas que podem ser transmitidas para os seres humanos. Os animais filhotes ou os adultos que nunca foram imunizados antes precisam ir ao veterinário para completar a carteira de vacinação.

Castração

A castração é uma medida de controle populacional que também previne doenças como câncer e gravidez psicológica nas fêmeas, além de atenuar comportamento indesejados. É uma cirurgia muito comum, que leva anestesia geral, e precisa de cuidados veterinários até a completa recuperação.

Dermatite

Essa é uma doença de pele muito comum nos animais que possuem pelos. Na clínica veterinária, por meio de exames, o profissional irá identificar qual é o tipo de dermatite que afeta o seu pet para eliminar o agente de sua rotina, evitando que a doença se agrave.

Quando levar o pet ao veterinário?

– A perda de apetite é o sinal mais perceptível de que algo não está bem no seu pet. Se ele rejeitar a ração e até mesmo o petisco, ele deve ser levado rapidamente à clínica veterinária.

– O vômito é o sintoma de muitas doenças, inclusive fatais. Se o seu pet não ingeriu nada estranho, é melhor fazer uma visita para conferir seu sistema gastrointestinal.

– Se o pet está apático, sem querer brincar nem passear, algo está errado. Leve o animal ao veterinário para que ele possa orientar o que deve ser feito.

– Se o pet chora quando você tenta tocá-lo ou se está com a respiração ofegante, ele pode estar com dor. Se os sintomas persistirem, leve-o ao consultório do veterinário.

– Fezes moles, com sangue ou xixi com odor muito forte, assim como uma mudança na frequência que o animal defeca ou urina são sinais de vários problemas de saúde. A melhor solução é a ida à clínica.

– É normal que os animais se cocem e que seus pelos caiam. Porém, se esse comportamento se tornar muito excessivo, a ponto de formar machucados e deixar falhas, o veterinário deve investigar o caso.

Quando notar esses sintomas no seu pet, não pense duas vezes: vá para a clínica veterinária. Há profissionais disponíveis 24 horas por dia para que o seu bichinho de estimação fique sadio e alegre outra vez. Para melhores informações, saiba o preço exato para o seu pet consultando a Vet Quality. Pense depois sobre o quanto custa uma consulta veterinária, pois, na hora de salvar o seu pet, vale tudo!