Saiba como evitar a queda de pelos em gatos

A queda de pelos em gatos pode ter causas e tratamentos diferentes. Saiba qual é caso do seu bichano!

Embora muitas pessoas se incomodem e até se preocupem, o pelo do gato caindo é comum, já que os felinos costumam trocar a pelagem frequentemente. No entanto, a queda excessiva e que resulta em áreas com alopécias, ou seja, sem pelos, pode ser o indício de uma doença. Por isso, é importante ficar atento e verificar se os pelos estão caindo em excesso, se há falhas, vermelhidão ou alteração na textura e no brilho.

No texto de hoje separamos algumas das causas mais comuns da queda de pelos em gatos e alguns cuidados que você deve ter, confira!

Gravidez e amamentação

Durante a gravidez e a amamentação, é comum que gatos tenham uma perda de pelo generalizada (não ocorre em uma área específica). Também pode acontecer em outras circunstâncias que causem estresse como: cirurgias, mudanças bruscas de humor e até tristeza.

Dermatite de contato

Esse tipo de causa está relacionada a uma reação alérgica de contato. A queda de pelo de gato pode acontecer quando há a interação com materiais como a lã, produtos químicos, plástico, entre outros. Para o tratamento, o veterinário realizará testes de exclusão, para saber qual objeto causou a reação. Para que o animal seja privado do contato com ele.

Dermatoses solares

Gatos com pelagem completamente branca, ruivos ou que tenham as orelhas dessas cores, estão mais propensos a sofrer com as queimaduras de sol, também chamadas de dermatoses solares. Ela pode causar vermelhidão, descamamento, perda de pelo e até úlceras.

Nesses casos, o tratamento é realizado por um medicamento indicado pelo veterinário. Para prevenir as dermatoses solares, é importante evitar que o gato fique exposto ao sol durante um período muito grande de tempo.

Além dessas causas, existem muitas outras relacionadas ao pelo do gato caindo. Por isso, caso observe alguma anormalidade no pelo do seu gato, procure um veterinário, que poderá verificar as causas e indicar o melhor tratamento.

Alopécia facial

Também chamada de alopécia pré-auricular, consiste na falta de pelo entre o olho e a orelha do animal. Este processo norma de acontecer nos primeiros dias de vida. Será motivo de preocupação apenas se a queda de pelos em gatos for acompanhada por vermelhidão ou irritação na pele.

Cuidados para evitar a queda de pelos em gatos

A queda de pelo de gato que ocorre naturalmente (fisiológica) costuma ser um incômodo para algumas pessoas, no entanto, ela pode ser reduzida com alguns cuidados. A escovação diária, por exemplo, ajuda a tirar os pelos que estão com raízes fracas ou que estão soltos, mas é preciso utilizar escovas adequadas para não machucar o animal.

O banho dos gatos também deve ser dado em intervalos de no mínimo uma semana, sempre com produtos apropriados. Isso evitará o pelo do gato caindo pela casa e também que fique preso nas roupas.

Você já conhecia alguma das causas da queda de pelo de gato? Tem alguma dúvida sobre o tratamento? Conte pra gente aqui nos comentários!