(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Confira 4 cães de grande porte mais comuns no Brasil e como cuidar

Lindos e imponentes, os cães de grande porte fazem muito sucesso entre os brasileiros. Contudo, essas raças têm suas peculiaridades e cada uma exige cuidados diferentes. Por isso, os donos desses animais devem estar sempre atentos para não fazer nada de errado.

Pensando nisso, criamos este post. Nele, mostraremos quais são as raças de cachorro de grande porte mais comuns no Brasil, além de suas características e particularidades. Confira!

1. Pastor Alemão

Leal e inteligente, o pastor alemão é uma das melhores raças de cachorros de grande porte para ter como guia ou cão de guarda. São ótimos companheiros, têm origem alemã e vivem cerca de 7 a 10 anos. Quando bem treinados, aceitam estranhos sem nenhum problema, apresentando um comportamento calmo e equilibrado. Na fase adulta, podem pesar de 22 a 40 kg e ter entre 55 a 60 cm de altura.

Essa é uma raça bastante enérgica e ativa, o que traz a necessidade de, pelo menos, um adestramento básico. Afinal, assim é possível estimular a inteligência do cão e ensiná-lo a não fazer bagunça. Quanto aos pelos, é aconselhável realizar a escovação duas vezes por semana e dar banho somente quando necessário. 

2. Labrador

De temperamento gentil, dócil e amigável, o labrador é um dos melhores cães de grande porte para o convívio em família. A raça tem origem canadense e sua expectativa de vida fica em torno de 10 a 12 anos. Trata-se de um cão bastante tolerante, brincalhão e companheiro, que pode pesar de 25 a 36 kg e ter uma altura entre 54 a 62 cm.

Extremamente ativos, os cachorros dessa raça adoram brincar em espaços abertos, como quintais ou parques. Por isso, é sempre bom levá-los para passeios ao ar livre. Em relação aos cuidados gerais, você deve estar atento às unhas do labrador — elas crescem rápido e precisam ser aparadas constantemente. Quanto ao pelo, é aconselhável manter a escovação diária e dar, pelo menos, um banho a cada dois meses.

3. Golden Retriever

Muito obediente e inteligente, o cachorro da raça do golden retriever se destaca pela aparência dócil e amigável — algo não muito comum entre os cães de grande porte. Originada na Escócia, trata-se de uma raça bastante brincalhona, que costuma se dar bem com crianças, estranhos e até outros animais. Além disso, o golden retriever costuma viver entre 10 a 12 anos, seu tamanho é de cerca de 56 a 60 cm e seu peso fica entre 25 e 34 kg.

Originalmente, os cães dessa raça eram usados para caçar. Por isso, eles são fortes e enérgicos, sendo necessário manter uma boa dose de exercícios diários para garantir a sua saúde física e mental. Também é importante ter atenção especial ao pelo desse cachorro, buscando escová-lo duas vezes por semana e oferecendo banhos regulares. Por fim, é recomendado não exagerar na alimentação do golden retriever, pois a raça tem tendência a engordar.

4. Boxer

Dócil e brincalhão, o boxer é um cachorro que nutre bastante afeto pelo dono e convive tranquilamente com crianças. De origem Alemã, essa raça costuma pesar cerca de 22 a 36 kg, possui altura média de 53 a 63 cm e expectativa de vida variando entre 10 a 12 anos. Outra característica da raça é sua pelagem curta. Isso facilita a manutenção da limpeza do cão, sendo recomendado um banho a cada 15 dias. 

Por ser cheio de energia, esse cachorro precisa de um cuidado especial com as atividades físicas, sendo interessante reservar cerca de 90 minutos diários para que ele se exercite. Também é importante que a sua alimentação seja balanceada. Assim, sempre ofereça rações de qualidade — mas com moderação, pois o boxer é propenso à obesidade.

Agora, você já conhece alguns dos cães de grande porte mais comuns no Brasil e sabe um pouco sobre as peculiaridades de cada um. Contudo, não podemos deixar de ressaltar o seguinte: não importa qual seja a raça do cãozinho, o amor e o carinho do dono será sempre o cuidado mais precioso que ele pode receber!

E aí, gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais novidades. Então, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook!