(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Como ajudar a aumentar a expectativa de vida de cachorros e gatos?

Com uma coisa todo dono de cachorros e gatos pode concordar: quanto mais tempo os bichinhos viverem, melhor. Os pets são tratados com muito carinho e ganham casinhas especiais, brinquedos atóxicos, caminhas esterilizadas e os mais diversos mimos.

Na busca de manter os bichinhos sempre por perto, os donos vêm se preocupando cada vez mais com a saúde dos animais. Graças a essa vontade, algumas práticas e cuidados se mostraram eficazes no prolongamento saudável e sem sofrimento da estimativa de vida dos pets.

Trouxemos, neste post, as principais dicas que colaboram para uma maior expectativa de vida de cachorros e gatos. Acompanhe!

Cuidados com a higiene

Depois de ter todas as vacinas em dia, seu bichinho já pode (e deve!) tomar banho regularmente para que não fique exposto à doenças.

Tanto água morna quanto em temperatura ambiente podem ser utilizadas para o banho. O importante é que sejam utilizados produtos específicos para cada tipo de animal.

O banho recorrente é uma ótima maneira de manter as pulgas longe do seu pet. Mas vale lembrar que é preciso sempre ter muito cuidado com as orelhas. A entrada de água no ouvido dos bichinhos pode causar o surgimento de otite. Chumaços de algodão inseridos com cuidado nas orelhas podem ajudar na hora do banho. Ainda, é importante lembrar de secar bem o seu animal depois do banho.

Escovar os dentes dos cães pelo menos 2 vezes por semana também é uma boa prática. Caso não seja removida, a placa dentária pode resultar em doenças nas gengivas. As bactérias da boca podem se espalhar para o resto do corpo, afetando o rim, fígado e coração do pet.

Felizmente, já existem alguns brinquedos de mastigação com creme dental especialmente idealizados para ajudar a limpar os dentes.

Castração

Submeter um pet à castração vai muito além de impedir procriação indesejável. Esse procedimento pode aumentar a expectativa de vida dos bichinhos, pois diminui o nível de hormônios ligados a doenças como câncer de útero, próstata e mama, e ainda evita problemas comportamentais.

Para as fêmeas, a castração também elimina as chances de piometra, processo que inflama o útero devido a alterações hormonais e infecções bacterianas.

O procedimento ainda beneficia a área comportamental dos animais, que fogem e brigam menos em períodos de cio. Outra vantagem da castração é a potencial redução na demarcação territorial (o famoso xixi nas paredes, pés de mesa e rodas de carro).

Visitas frequentes ao veterinário

Além de ser uma responsabilidade sua com seu pet, fazer check-ups regulares ajuda os animais a viverem uma vida longa e saudável. A frequência indicada é de, pelo menos, 1 vez por ano para pets jovens e 2 vezes para aqueles em idade avançada.

Os exames de bem-estar, destinados a manter a saúde ideal, fornecem um registro concreto da história de saúde do pet à medida que envelhece. Eles também permitem ao veterinário a chance de detectar potenciais problemas assim que surgirem — e problemas detectados em estágio inicial são mais prováveis de serem tratados com sucesso.

Exames regulares são especialmente importantes para os gatos, que tendem em se esconder quando estão doentes ou com dor. A visita periódica ao veterinário também garante que o profissional esteja atualizado sobre todas as vacinas recomendadas e práticas para a prevenção de parasitas.

Prática de exercícios

Exercícios de, pelo menos, 30 minutos por dia, além de manter os animais em forma, também são um componente chave para aumentar sua expectativa de vida.

A prática de exercícios é um hábito muito recomendado, pois ajuda a reduzir o estresse, a aumentar os níveis de endorfina e a equilibrar o humor e as emoções dos bichinhos. Além de ajudar seu pet a manter peso e massa muscular saudáveis e conservar seu sistema cardiovascular em forma, a atividade física regular contribui com a sensação de felicidade.

Contudo, é importante respeitar o condicionamento físico do animal. Em uma caminhada, por exemplo, os cães mais jovens podem aguentar ritmos mais acelerados, coisa complicada para os mais idosos. Vale lembrar que para o segundo caso é bom evitar subida e descida excessiva de degraus.

Jogos e brincadeiras também ajudam a cuidar da felicidade e da saúde mental dos bichinhos. Animais entediados podem ficar ansiosos, deprimidos e até mesmo doentes. Simples jogos de pegar o brinquedo ou treinamentos ou socialização com outro animal podem fazer toda a diferença.

Nunca é tarde para inserir essas práticas na vida dos bichinhos. Para isso, procure sempre mantê-los ocupados com atividades de enriquecimento. Seu pet prosperará com a estimulação adicionada, e seu vínculo fortalecerá à medida que novas habilidades forem aprendidas.

Alimentação balanceada

Um dos maiores inimigos dos pets é a obesidade, que pode causar doenças cardíacas, diabetes e artrites. Assim como para os humanos, é importante que os bichinhos tenham uma alimentação controlada e o mais saudável possível para que contem com uma melhor qualidade de vida.

No decorrer do dia a dia, é comum que o dono alimente o pet com a mesma comida que está ingerindo. Porém, essa é uma prática muito prejudicial aos animais, especialmente porque eles não possuem as mesmas defesas e sistema digestivo que os humanos.

Alimentar cachorros e gatos com petiscos e comidas muito temperadas, embutidos, massas e doces pode ser um veneno. Alguns alimentos — o chocolate, por exemplo — pode até causar a morte dos bichinhos de estimação.

O mais indicado é preparar algo saudável, como um arroz com legumes e pedaços de carne cozidos no vapor (sem sal e temperos) ou optar pelas rações prontas. A orientação de um veterinário nutrólogo é fundamental para o estabelecimento de uma dieta caseira.

Além disso, é bom ficar de olho no consumo do alimento. A evasão alimentar pode ser sinal de dor de dente ou de alguma condição médica. Também não é indicado permitir a alimentação livre, disponibilizando comida o dia todo. Isso leva ao ganho de peso e torna menos provável que você perceba possíveis problemas de saúde.

Com você viu, práticas bastante simples podem ajudar a aumentar a expectativa de vida de cachorros e gatos. Cuidado e amor nunca são demais para os pets, e prevenir é sempre a melhor maneira de demonstrar carinho.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos apaixonados por cães e gatos no Facebook!