(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

A Saúde bucal do seu animal

Engana-se quem pensa que é normal os cães e gatos perderem os dentes ao longo de suas vidas. Ao contrário, de acordo com a Dra. Juliana Kowalesky, Odontologista Veterinária do Vet Quality Hospital Veterinário 24 horas, o cuidado para que eles tenham uma vida saudável começa justamente pela boca.

O problema é que ainda grande parte da população brasileira esquece ou não dá a importância necessária à saúde oral de seus animais, muitas vezes por falta de informações e orientações adequadas. A falta de higienização dos destes, assim como para nós seres humanos, pode acarretar, inclusive, em problemas cardíacos.

A Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV) declara que infecções na gengiva são comuns entre cães e gatos, aproximadamente oito a cada dez apresentam o problema. Outras pesquisas revelam que cerca de 80% destes animais de estimação já precisam de tratamentos dentários após os quatro anos de idade.

Então, por onde começar a evitar estas doenças periodontais?

Guia Prático de Saúde bucal do seu animal

1. Primeiros Passos

Ter o costume de abrir a boca do seu bichinho e verificar se os dentes estão em ordem é uma medida essencial.

Procure perceber se há manifestação de mau hálito e formação de tártaro. Estes são os primeiros alertas de que não está tudo bem e alguma medida precisa ser tomada para que a doença que estiver se desenvolvendo não evolua.

Cabe ressaltar que o tártaro é uma massa constituída principalmente por bactérias que, em contato com a gengiva, causam inflamação que vão para a corrente sanguínea, podendo causar infecção no coração, fígado e rins.

Portanto, para a melhor prevenção é necessário fazer o que você faz em seus próprios dentes: escovação diária. De qualquer forma, três vezes por semana também já apresenta um bom resultado aos animais.

Já existem produtos e alimentos capazes de combater o tártaro, mas que só vão ajudar se o hábito da escovação for mantido.

Evite os ossos naturais, mesmo cozidos, por serem duros demais podem fraturar os dentes. Se a fratura ocorrer será necessário tratamento de canal.

2. Como escovar?

Em geral, aos dois meses de idade você já pode mexer em sua boca, começando com um pano, alisando os dentes e depois com uma escova apropriada.

Acostume-o aos poucos, pacientemente, com a escovação. Se a preguiça ou aflição atormentar você na hora de escovar os dentes do animal, lembre-se de que este é um momento especial, em que o dono pode ter um contato bem próximo e íntimo com ele, o que reforça os laços afetivos, além de poder ser surpreendentemente divertido e prazeroso. Procure falar palavras positivas para incentivar e dar carinho.

De forma alguma utilize pastas dentárias suas, pois contém muito flúor e sabão, que prejudicam a saúde deles. Procure uma pasta de uso veterinário e uma escova de cerdas macias. Alguns cremes dentais possuem até sabor de carne ou peixe para estimular a escovação. Entretanto, no Brasil ainda são poucas as opções de escovas para pets. Se não encontrar ou o preço for muito alto para você, procure uma escova para humanos mesmo, mas adequando o tamanho e maciez ao porte de seu animal. Se for filhote, por exemplo, experimente uma escova infantil.

Não se esqueça de sempre recompensá-los após a escovação, seja com um petisco, uma brincadeira ou um passeio.

Antes de iniciar a escovação diária, informe-se com um Médico Veterinário se seu animal já não desenvolveu gengivite ou outros problemas, de forma que seu bichinho não sinta dor quando for escovar. O procedimento deve ser relaxante e não uma tortura.

3. Diagnósticos e Tratamentos

Geralmente, a perda dos dentes está relacionada com a infecção das gengivas pelo tártaro.

Procure sempre um profissional capacitado para diagnosticar, tratar e restabelecer a saúde oral, além de orientar você quanto escovação e outros cuidados.

Os tratamentos dependem do grau de evolução da periodontite. Normalmente é feito primeiro uma meticulosa avaliação de cada dente, exames prévios e só depois se inicia a raspagem por ultrassom, curetas e, finalmente, o polimento.

Os tratamentos são realizados sob anestesia geral inalatória para garantir a segurança do paciente canino ou felino.

Conscientização da saúde pet. Faça parte deste movimento.

Pensando no aumento da qualidade de vida dos animais, o Vet Quality Hospital Veterinário 24 horas promove regularmente ações de conscientização para a importância da saúde bucal de seu animal.

E você também pode ajudar. Converse sobre o assunto com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Divulgue esse Guia prático de Saúde bucal do seu animal em sua Rede Social. Um pequeno gesto que seja já pode ser muito esclarecedor e ajudar muita gente a cuidar melhor de seus companheiros tão queridos e especiais.

Formação acadêmica:

  • Pós-graduação em Odontologia Veterinária pela Universidade Anhembi-Morumbi
  • Mestrado em Clínica Cirúrgica pela FMVZ-USP
  • Doutorado em Clínica Cirúrgica pela FMVZ-USP
  • Coordenadora do Curso de Pós graduação em Odontologia Veterinária pela FMVZ-USP
  • Sócia fundadora da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV)

Clique aqui e entre em contato com Vet Quality Hospital Veterinário 24 horas para obter maiores informações e agendar uma visita!