
Entenda como a pet terapia pode ajudar na sua saúde
A partir da domesticação dos animais, que ocorreu há muitos milênios, o ser humano passou a estreitar cada vez mais os seus laços com esses seres.
Hoje, nós os vemos como verdadeiros membros de nossa família, e essa relação é algo extremamente benéfico para o bem-estar de todos os envolvidos. Nesse contexto, surgiu a terapia assistida por animais.
Também conhecida pela sigla TAA ou pelos nomes de zooterapia e pet terapia, a terapia assistida por animais é uma estratégia revolucionária para atuação como coadjuvante nos mais diversos tipos de tratamentos médicos, promovendo benefícios para a saúde dos pacientes submetidos a procedimentos variados.
Em nossa conversa de hoje, discutiremos melhor os aspectos desse tipo de terapia, mostrando quais são as suas vantagens, como ela é feita e quando ela pode ser utilizada. Tudo pronto? Então boa leitura!
O que é a terapia assistida por animais?
A TAA é uma terapia alternativa que visa utilizar os animais (cães, gatos e muitos outros) como auxiliares no tratamento médico de seres humanos.
Como sabemos, o contato com animais domésticos é algo que traz uma série de vantagens para a saúde. Assim, o foco aqui é utilizar esses benefícios para o tratamento terapêutico.
Em quais casos a TAA pode ser utilizada?
Esse tipo de prática pode ser muito vantajosa para auxiliar no tratamento de problemas, doenças e síndromes como as que veremos a seguir:
- problemas ortopédicos;
- paralisia cerebral;
- quase todos os tipos de problemas neurológicos;
- síndromes como a síndrome de Down;
- autismo;
- deficiência visual e auditiva;
- depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos;
- hiperatividade.
Quais são os benefícios dessa terapia?
A terapia assistida por animais traz uma série de benefícios para o tratamento do paciente. Entre elas, podemos citar:
- aumento dos níveis de endorfina e, consequentemente, da sensação de bem-estar;
- equilíbrio da pressão arterial;
- desenvolvimento de capacidades cognitivas e motoras;
- melhora da capacidade de comunicação e socialização;
- mais sensação de segurança;
- desenvolvimento da autoestima e autoconfiança;
- redução da tristeza e ansiedade;
- redução do sedentarismo.
Além disso, a TAA pode ser utilizada por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.
Como ela é feita?
Há várias maneiras de fazer esse tipo de atividade. Elas podem, por exemplo, ser realizadas individualmente ou em grupos, dependendo do tipo de problema a ser tratado. Além disso, pode ser feita por meio de empresas especializadas ou até mesmo com o seu próprio animalzinho!
Sim, é isso mesmo! Animais domésticos de tutores também podem se inscrever para participar desse tipo de projeto.
Eles, no entanto, passarão por uma longa avaliação comportamental e de check-up veterinário para garantir que tudo está OK com o pet.
Quais são os cuidados necessários?
Apesar de todas essas vantagens, a TAA demanda uma certa atenção e uma boa dose de cuidados para ser colocada em prática.
O primeiro passo é contar com a ajuda de um Médico Veterinário qualificado, que avaliará não só o estado de saúde dos pets envolvidos como também o seu bem-estar durante as atividades.
Além disso, é preciso que o ambiente escolhido tenha a infraestrutura necessária para não estressar os animais, o que poderia gerar uma série de problemas como mordeduras e arranhaduras. Com os devidos cuidados, no entanto, a TAA é muito segura e só trará benefícios aos pacientes.
Como podemos ver, a terapia assistida por animais é uma estratégia muito interessante, vantajosa e que não traz nenhum tipo de danos para os humanos ou animais.
Por isso, vale muito a pena investir nesse tipo de metodologia para complementar os tratamentos convencionais e fazer com que os pacientes se recuperem mais rapidamente!
Para que outros profissionais também fiquem cientes dos benefícios e da importância da terapia assistida por animais, consulte uma clínica veterinária e compartilhe este artigo em suas redes sociais e aumente o seu alcance!
Deixe um comentário