(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

5 dicas para deixar seu cachorro sozinho em casa com segurança

Um dos grandes desafios de quem gosta de criar cães e precisa se ausentar de casa, seja para o trabalho ou qualquer outra atividade, é deixar o cachorro sozinho em casa. Não são incomuns os casos de quando o dono precisa fazer isso e ao retornar acaba se deparando com um verdadeiro caos! Roupas rasgadas, mobília estragada, e até mesmo acidentes sofridos pelos danadinhos. Pensando nisso, nosso post de hoje lhe dará algumas dicas que facilitarão sua vida quando deixar o cachorro sozinho em casa for algo necessário. Confira!

1 – Faça-o se exercitar!

Um dos principais motivos do seu cão causar prejuízos, estragando objetos, fazendo sujeiras, ou até mesmo machucando a si mesmo, é o stress sentido por ele ao ficar sozinho. Para amenizar isso uma ótima alternativa é tirar um tempinho antes de você sair de casa para fazer uma caminhada com ele, deixá-lo brincar em um espaço amplo, de forma que ele gaste energia, se sinta feliz e cansado ao mesmo tempo. Isso vai fazer com que ele se interesse menos pelos seus objetos, e até mesmo se sinta menos suscetível a desenvolver hábitos não desejados.

2 – Faça com que ele se acostume com suas saídas

Comece saindo por períodos curtos e aumente gradativamente sua ausência. No início isso poderá deixá-lo um pouco confuso por estar desacostumado com a situação, mas com o passar do tempo ele passará a entender que basta que ele espere e se distraia com outra coisa pois a qualquer momento você pode voltar, mesmo que demore um período inteiro de trabalho.

3 – Esconda petiscos dentro de objetos em casa

Uma das principais características dos cães é o seu olfato apurado. Portanto, ao esconder pedacinhos de petiscos que eles gostam dentro de brinquedinhos ou outros objetos apropriados que dificultam que ele coma rapidamente estes petiscos, fará com que eles se distraiam durante um bom tempo tentando ter acesso a aquilo que eles estão sentindo o cheiro, se esquecendo da situação de solidão em que se encontram. Inclusive já existem no mercado alguns brinquedinhos específicos para esta finalidade.

4 – Se puder, deixe a TV ligada

Parece uma dica voltada para seres humanos, mas tem se demonstrado bastante eficaz para distrair os cães e ,inclusive, é uma forma menos preocupante de deixar seu cachorro sozinho em casa. Se você reparar, os cães domésticos se interessam muito pelas imagens e sons emitidos pela TV, inclusive reagindo de alguma forma ao se depararem com algo que os tenha chamado a atenção. Este é mais um artifício para mantê-los afastados de problemas. Certifique-se apenas de manter a TV a uma distância segura do cachorro, evitando acidentes e possíveis danos ao aparelho.

5 – Deixe uma peça de roupa sua em um canto da casa

Uma das coisas que deixa o cão mais estressado é se sentir em um local inóspito. Dessa forma, quando ele sente seu cheiro no local, ele fica mais tranquilo e consequentemente não se importará tanto em demarcar território, chamar a atenção, ou simplesmente tentar se distrair estragando suas coisas ou até mesmo a sua mobília, o que pode acabar provocando um acidente sério com o seu amigo. Tente deixar uma peça de roupa mais velha ou que não irá fazer falta caso acabe sendo danificada.