(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Confira Os 5 Principais Sintomas Cachorro Com Verme

Lombriga, bicho-geográfico, tênias… Muitos parasitas podem afetar o seu pet se a vermifugação não for realizada corretamente. Cuidado! Conheça aqui os 5 sintomas do Cachorro com Verme!

Seu cachorro está com verme? Embora os parasitas possam fazer muito mal ao seu peludo, nem sempre é fácil identificar sintomas do cachorro com verme, mas é possível prevenir e tratar esse problema.

Os vermes são seres vivos invertebrados e estão presentes em todos os locais e em todo mundo. Porém, alguns vermes são prejudiciais à saúde e recebem o nome de parasitas, ocasionando doenças chamadas de verminoses.

Algumas verminoses podem ser transmitidas aos seres humanos – são as zoonoses. Elas também causam danos nos seres humanos e, por isso, devem ser evitadas ao máximo.

Diversos tipos de vermes podem contaminar o seu cão, causando alguns sintomas que podem ocasionar na morte do animal. Apenas um veterinário pode prevenir, diagnosticar e curar a saúde do seu pet.

Os causadores de problemas

Quase todos os cães apresentam vermes. Em pouca quantidade, eles não trazem perigos ao seu animal de estimação, que convive bem com os parasitas. Quando eles se proliferam ou quando atingem os seres humanos, a situação se agrava.

As lombrigas são os vermes mais encontrados nos animais de estimação. Elas infestam o seu cão a partir do contato com excrementos ou pelos de animais que carregam os ovos ou até mesmo durante a gestação ou a amamentação, causando danos digestivos e respiratórios.

Os ancilostomídeos também são parasitas intestinais. Nos animais, eles causam hemorragias, enquanto que, nos seres humanos, são os responsáveis pela condição chamada de bicho-geográfico. A transmissão ocorre com certa facilidade ao se ter contato ou ingerir fezes de animais que contenham os ovos.

Já os vermes Trichuris vulpis infestam a zona de transição entre os intestinos delgado e grosso, deixando o animal fragilizado para outras doenças.

A transmissão também se dá pelo contato com fezes e outras substâncias que tenham os ovos do verme, como brinquedos e secreções. Confira também quais os sintomas de infecção intestinal e como identificá-los.

Fique atento aos sintomas do cachorro com verme

Cada doença causada pelos vermes tem seus próprios sintomas e impacto nos animais, mas alguns sinais de cachorro com verme são comuns a diferentes parasitas, como:

Vermes nas fezes

Muitos parasitas e seus ovos são realmente pequenos, no entanto, vermes como a lombriga e a tênia podem ser vistos a olho nu nas fezes ou no ânus do seu pet. Pequenos pontos ou segmentos esbranquiçados podem ser sinal de verminose.

Cachorro lambendo o anus ou coçando

O cão que está doente costuma sentir um incômodo muito forte nessa região. Para tentar aliviar, ele pode arrastar, coçar ou lamber o ânus, um sinal clínico comum de algumas espécies de verminoses.

Perda de apetite

Quando a verminose começa a ser um problema para a vida do animal, ele deixa de comer.

Barriga inchada

A barriga do animal que está com muitos vermes incha, ficando com uma aparência pontiaguda que é ainda mais perceptível nos filhotes. Isso passa a impressão de que o animal está acima do peso e donos menos atentos sequer percebem que os animais não estão comendo para justificar o falso ganho de peso.

Fraqueza

Como o animal não se alimenta adequadamente e os vermes passam a absorver todos os nutrientes e o sangue do corpo do cachorro, o seu pet fica fraco, cabisbaixo e com pouca energia para brincar ou passear.

Tratamentos do cachorro com verme

Quando o pet é diagnosticado logo no início da doença, ele pode ser tratado com vermífugos, associado ou não a vitaminas. Se a doença já está avançada e o cão apresenta desidratação, diarreia e vômito, pode ser necessária uma internação até que a situação se estabilize.

Prevenção com vermífugos

Para reduzir as chances de o seu amigo contrair um parasita, você deve garantir que ele seja vermifugado. É uma prática constante e periódica que pode ser solicitada quando seu amigo for fazer o check up veterinário. 

Filhotes

Os filhotes necessitam de vermifugação já na segunda semana de vida, pois eles podem contrair vermes via materna. É preciso fazer a reaplicação a cada 15 dias até o desmame do filhote, que ocorre por volta do 45º dia.

Primeiro ano de vida

Até o primeiro ano, o seu pet pode ser vermifugado a cada três meses em duas doses, sendo a segunda 15 dias após a primeira para fazer o reforço.

Adultos

Já nos cães adultos, a recomendação é realizar a vermifugação conforme as orientações veterinárias. Para isso, o especialista irá solicitar exames coproparasitológicos, que permitem fazer o controle parasitário e identificar a necessidade de administração do vermífugo.

Periodicidade

De forma geral, os cães devem ser vermifugados no mínimo duas vezes por ano. Para animais que vivem ao ar livre, por exemplo, a periodicidade de vermifugação precisa ser mais frequente. 

Leve o seu amigo ao veterinário

O cachorro com verme deve ser levado o mais rápido possível ao veterinário.

As verminoses têm altas chances de cura, porém, se a atuação do veterinário não ocorrer o quanto antes, o seu pet pode apresentar obstrução ou ruptura intestinal, anemia, convulsões, anemia e hemorragia. Em casos graves, o cão pode morrer.

Se o seu pet não apresentar sintomas da doença, ainda assim é preciso levá-lo a uma clínica veterinária ao menos uma vez por ano. Dessa forma, você assegura que ele está sempre saudável, feliz e, principalmente, livre de vermes.