(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Especial Raças: Tudo sobre o cachorro vira-lata

O cachorro vira-lata não custa nada, mas oferece à família um bem muito valioso: amor e carinho incondicional.

O melhor amigo do homem pode ter várias raças, mas existe um tipo de cachorro sem pedigree que também oferece amor e carinho para sempre: é o cachorro vira-lata. Muitas vezes desprezados, esses cães possuem características que os tornam únicos e, por isso, são muito queridos pelos donos responsáveis de animais.

O cachorro vira-lata é oficialmente chamado de “SRD”, ou seja, sem raça definida. O termo “cachorro vira-lata” surgiu pois esses frequentemente eram animais abandonados e estavam sempre fuçando as latas de lixo das cidades em busca de comida. Com o tempo, eles passaram a ser cada vez mais acolhidos para dentro dos lares, embora a maioria dos cães de rua continuem sendo SRD.

É importante lembrar que cães vira-latas são diferentes dos mestiços. Quando um animal é mestiço, quer dizer que ele é fruto do cruzamento de duas raças, como um Poodle e um Pincher, ou um Shih-tzu e um Yorkshire. O famoso vira-lata é o resultado do acasalamento de pelo menos um mestiço, tornando quase impossível identificar quais raças originaram o filhote.

Geralmente, o pet adquire um pouco da aparência e do temperamento das raças provenientes. É por isso que, ao levar o seu cão vira-lata ao veterinário, o profissional sugere que, provavelmente, ele pode ter descendência de determinada raça.

Por outro lado, esses animais são tão especiais que possuem características únicas. Dificilmente você encontrará dois vira-latas iguais, enquanto que os cães de raça são extremamente parecidos. Além disso, outras diferenças dos SRDs são:

Eles são mais resistentes

Os cães de raça que conhecemos hoje foram submetidos a diversas formas de seleção genética artificial para ganhar a aparência atual. A saúde deles também passou por alterações, e é por isso que cada raça possui predisposição a determinados problemas. Com a mestiçagem, os animais foram ficando mais fortes, transmitindo seus bons genes para gerações de vira-latas por aí. No entanto, isso não quer dizer o que SRD nunca terá problemas de saúde: algumas doenças podem afetar qualquer animal, por mais resistente que ele seja. Não hesite em procurar uma clínica veterinária!!

Cachorro Vira-Lata tem o melhor olfato

O faro dos vira-latas definitivamente é o mais apurado entre os cachorros. Como esses bichinhos passaram anos remexendo lixeiras atrás de alimentos, caçando seu próprio alimento nas ruas e, ainda, correndo atrás de fêmeas no cio, garantindo a sua sobrevivência, o olfato se tornou cada vez mais refinado. Esse sentido é muito melhor nos cães do que nos humanos: enquanto você é capaz de sentir o cheiro de um bolo quentinho, o seu pet sente o odor da farinha, dos ovos, do chocolate, da baunilha e assim por diante!

É um pet que e adapta facilmente

Essa é uma das características que fizeram os animais SRD ganhar o coração dos seus donos. Como eles precisavam se adaptar o tempo todo a um novo ambiente (ruas, bairros, cidades, matagal), o perfil de comportamento dos vira-latas se tornou muito flexível: eles podem viver muito bem em apartamentos ou grandes sítios, com crianças ou idosos, com companhia ou sem ninguém por perto. Eles também estão prontos para mudanças, como a chegada de um novo companheiro ou a ausência dos donos.

O SRD é mais inteligente

E você tem um cão SRD em casa, você deve ter notado que ele não demorou muito para aprender o lugar certo de comer e beber, dormir e fazer as necessidades. Se você desejar, também poderá adestrá-lo com facilidade para evitar comportamentos negativos e aumentar a obediência. Isso acontece porque esses animais são mais inteligentes que muitos bichinhos com pedigree, e têm melhor noção espacial e facilidade para resolver problemas. O fato é comprovado por pesquisadores!

Eles são de graça

Ao contrário dos animais de puro sangue, os vira-latas não estão à venda. Eles podem ser adotados em canis e ONGs especializadas em animais abandonados, e, ainda, recolhido das ruas perto da sua casa. Além de oferecer um lar e ser retribuído com muito amor, você ajuda a acabar com fábricas de filhotes e roubo de animais, feitos para gerar cada vez mais animais de raça e, consequentemente, lucros para proprietários irresponsáveis. Para incentivar a adoção ao invés da compra, algumas cidades já oferecem até desconto em impostos para novos donos de pets adotados.

Os Vira-Latas precisam de ajuda

Existem mais de 20 milhões de animais abandonados no país, e a maioria é composta de lindos vira-latas! Se você não pode adotar um cãozinho, é possível se engajar na causa de diversas outras formas: você pode contribuir com a doação de rações, pode ser voluntário em um abrigo de animais, pode oferecer um lar temporário enquanto eles esperam para ser adotados, pode consumir produtos que revertem as vendas para o auxílio a esses bichos, e, ainda, deixar um pouco de comida e água para os cães sem dono que passam pelo seu portão.

Seja seu cão SRD ou qualquer raça, os cuidados sempre são necessários, conte com a VetQuality, clinica veterinária 24 horas para atendê-lo a hora que precisar.