(11) 5097-9642

Rua Vieira de Morais, 1862
Campo Belo, São Paulo – SP

Você sabia que os problemas respiratórios são propícios em cães braquicefálicos?

Os problemas respiratórios são propícios em cães braquicefálicos. Saiba quais são as raças com essa característica!

Os cachorrinhos podem ser como os seres humanos: alguns são mais gordinhos, outros mais magrinhos, apresentam variações em formatos de olhos e orelhas, estatura física, cor de pele e pelo, entre outras peculiaridades que nos tornam únicos. Assim como nós, possuem variações estéticas e, infelizmente, podem ter pré-disposição para sofrerem algumas enfermidades atreladas a elas, como doenças respiratórias.

Recorrência

Cães braquicefálicos: Bulldog

Os cães braquicefálicos, de focinhos achatados, são os que mais passam por este problema. As raças mais populares que têm essa condição física são: Pug, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Dogue de Bordeaux, Shih Tzu, Boston Terrier e Boxer.

O focinho curto, crânio compacto e sistema respiratório superior comprimido são características desses cães. Particularidades que são bem definidas em cachorros de raça que foram reproduzidos em busca do aprimoramento estético marcante como tamanho do focinho, das orelhas, dos olhos e etc. Se você é dono de um desses bichinhos, precisa conhecer os cuidados necessários para garantir que o seu animal de estimação tenha uma vida saudável e duradoura.

Cães braquicefálicos

Os cães braquicefálicos apresentam muitos problemas de saúde ligados ao sistema respiratório. As raças foram criadas para terem maxilas compactas. Os cachorros com essa característica apresentam a síndrome respiratória braquicefálica, que envolve algumas alterações anatômicas como estenose das narinas (narinas muito estreitas) e o palato mole prolongado (o tecido que separa a cavidade oral da nasal pode se alongar e ficar pendurado na garganta), razão porque tantos cachorros de focinho achatado emitem um assobio quando respiram.

Outro problema associado a síndrome é a hipoplasia traqueal, onde há um estreitamento da traqueia. A situação é tão delicada que antes de uma cirurgia, deve-se descartar a possibilidade do cão ter esse estreitamento, pois só podem receber anestesia inalatória, já que não é injetável, o processo anestésico pode ser interrompido a qualquer momento pelo veterinário anestesista, diminuindo os riscos. Os bulldogs são os que mais sofrem com a hipoplasia traqueal.

Os cães braquicefálicos não arquejam eficientemente. Arquejar é a maneira que os cachorros encontram de se resfriar, já que eles não transpiram como os humanos (A saliva evapora da língua enquanto o ar passa, e o sangue que circula através da língua é esfriado eficientemente e circulado para o resto do corpo), sendo assim, estão mais propensos a superaquecer que os cães de focinho longo. Para evitar que seu bichinho sofra com a hipertermia, é importante prestar atenção no cansaço do seu animal de estimação. Evite passeios muito longos, ofereça água e descanso durante exercícios e em dias quentes tome cuidado redobrado, garanta que seu cão esteja fresco e hidratado. O superaquecimento pode matar o seu bichinho, já que a consequência são colapsos e infarto.

Atenção!

Lembre-se também que esses cães são tão intolerantes ao frio, quanto ao calor, devido as suas vias respiratórias estreitas. Graças as suas dificuldades térmicas, eles têm dificuldades em viagens, principalmente em aviões. Alguns países, inclusive o Brasil, não transportam cachorros com focinho achatado por não terem a estrutura adequada. Um relatório divulgado pelo Departamento de Transporte americano, entre o período de 2005 à 2010, mostrou que cerca de 50% das mortes de cães que aconteceram no porão do avião foram de cachorros braquicefálicos. Garanta que seu cãozinho viaje com você no avião, ou que ele tenha todos os cuidados necessários em uma longa viagem.

Caso identifique alguma dessas características em seu amiguinho, não exite em leva-lo a uma clínica veterinária de sua confiança. Apenas um médico veterinário qualificado pode examiná-lo e prescrever o tratamento adequado, para que seu bichinho tenha uma vida agradável.

Esperamos que esse artigo possa ajudar a tirar quaisquer dúvidas com relação à saúde dos Pets. Caso você precise de mais informações basta entrar em contato com o Vet Quality.